A Voz dos Utilizadores – Satisfação nos CSP

O estudo “Voz dos Utilizadores – Monitorização dos utilizadores dos Cuidados de Saúde Primários” demarca, mais uma vez, a importância das USF na satisfação dos utilizadores.

Este projeto, resultante de um convite formulado pela ACSS, realizado pelo Centro de Estudos e Investigação da Universidade de Coimbra e liderado pelo Prof. Pedro Ferreira, demonstra assimetrias entre ARS, ACeS e unidades funcionais (UCSP, USF modelo A e USF modelo B) mostrando que os utilizadores estão mais satisfeitos com estas últimas.

“A reforma dos cuidados primários tem de ser muito apadrinhada para avançar e até já está a demorar tempo demais”, observou Pedro Ferreira, considerando que se deveriam acabar com as UCSP, que é um modelo “antiquado” e que apresenta piores resultados quando comparado com os dois modelos de USF. O indicador de satisfação do CEISUC revela um valor médio de 77,8% de satisfação, o que, na perspetiva do investigador, deve fazer com que se continue a apostar nas USF, “com apoio e apadrinhamento do ministério da Saúde”. (Fonte Jornal Médico)

Foram consideradas 377 UCSP e 394 USF (todas as existentes à data de 31 de janeiro de 2013). A zona Norte é a que revela maior índice de satisfação, sendo o Alenetejo a área geográfica com menor índice de satisfação.

O estudo, com uma taxa de resposta de quase 90% aponta para diferenças visíveis na satisfação entre UCSP (72,7%), USF modelo A (76,8%) e USF modelo B (79,5%).

Consulte o estudo aqui

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Login

Welcome! Login in to your account

Remember meLost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register