Visita ao ACeS Algarve II – Barlavento

Uma delegação da USF-AN (João Rodrigues, Álvaro Pereira e José Luís Nunes) esteve no dia 28 de novembro de 2017 na sede do ACeS do Barlavento Algarvio, Centro de Saúde de Portimão, que tem como área de intervenção a correspondente aos concelhos de Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Silves e Vila do Bispo.

Esta atividade iniciou com uma reunião às 14 horas, tendo estado presentes a Diretora Executiva (DE), Dr.ª Leonor Bota, acompanhada pela responsável da UAG, bem como por um vogal do Conselho Clínico e de Saúde do ACeS Barlavento Algarvio.

Nessa reunião analisaram-se os constrangimentos do ACeS, nomeadamente a carência de médicos de família e a quase ausência de USF. Constatou-se que o diálogo com a ARS, nestes três últimos anos, foi difícil de ocorrer, situação que já foi resolvida, visto que este novo Conselho Diretivo tem demonstrado vontade de melhorar a articulação.

Com o objetivo de manter uma relação de proximidade, a USF-AN propôs que fossem programadas reuniões de trabalho mensais, com o CD da ARS, os três diretores executivos, os três conselhos clínicos e a ERA do Algarve, tendo como objetivo analisar os problemas existentes e em conjunto delinearem as estratégias de intervenção.

Outra questão levantada, nomeadamente em Portimão, foi a ausência de viaturas para dar resposta às necessidades de realizar cuidados domiciliários pelos médicos/enfermeiros das USF e UCSP.

A DE, Leonor Bota, assumiu toda a disponibilidade para criar condições de fixação de novos especialistas e de criação de novas USF contando mesmo com o apoio das autarquias.

Neste momento, só existem duas USF no ACeS. Uma em Portimão, USF Atlântico Sul e outra em Lagos, USF Descobrimentos. Contudo, salienta-se que este mês (novembro de 2017) surgiram duas candidaturas em Portimão e uma em Lagos.

Após esta reunião, seguiu-se para o Centro de Saúde de Portimão, nomeadamente para a USF Atlântico Sul, acompanhados pela sua Coordenadora, Dr.ª Maria da Luz Salas e outros profissionais da USF.

Constatou-se que a equipa está motivada a desenvolver-se. Todavia, pelo seu curto tempo de vida (1 ano), necessita de visitas de acompanhamento a cargo da ERA do Algarve. Necessidade também assumida pela própria equipa.

Após conclusão da visita, seguiu-se para Lagos, para visita/reunião com a USF Descobrimentos (candidata a B, à espera de homologação) com a presença da sua Coordenadora, Dr.ª Carla Cardoso e restantes membros da equipa, onde encontramos uma equipa extremamente motivada no seu processo de desenvolvimento.

Constatou-se a necessidade urgente de melhorar o acolhimento dos utentes, confirmando-se a necessidade de um quiosque eletrónico para gestão das filas.

Ainda no Centro de Saúde de Lagos, o Presidente da USF-AN reuniu com alguns profissionais da candidatura à futura USF Amendoeira, tendo presenciado o empenho e dedicação desta candidatura, nomeadamente da sua coordenadora, Drª. Patrícia Carvalhal. Esta equipa motivada aguarda a conclusão de obras para melhoria das amenidades, aguarda algum material eletromédico e um quiosque eletrónico, para que possam iniciar funções como USF.

Foi com agrado que a USF-AN partilhou e contactou com estas equipas do sul do país, mostrando total disponibilidade para dar apoio no sentido de se continuar a afirmar a “Marca USF” como sinónimo de uma prestação de Cuidados de Saúde de Excelência.

Agradecemos o carinho com que nos receberam, a abertura, a partilha/troca de experiências.

A Direção da USF-AN continuará o Programa de Visitas às USF, aceitando igualmente candidaturas para a constituição de Núcleos Regionais.

Todas as USF podem solicitar uma visita, fazendo-o através do link: https://goo.gl/forms/F291tj2w2VtI6HXE3

Por uma relação de proximidade!

A Direção da USF-AN

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!