Visita ao ACeS Algarve II – Barlavento

Uma delegação da USF-AN (João Rodrigues, Álvaro Pereira e José Luís Nunes) esteve no dia 28 de novembro de 2017 na sede do ACeS do Barlavento Algarvio, Centro de Saúde de Portimão, que tem como área de intervenção a correspondente aos concelhos de Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Silves e Vila do Bispo.

Esta atividade iniciou com uma reunião às 14 horas, tendo estado presentes a Diretora Executiva (DE), Dr.ª Leonor Bota, acompanhada pela responsável da UAG, bem como por um vogal do Conselho Clínico e de Saúde do ACeS Barlavento Algarvio.

Nessa reunião analisaram-se os constrangimentos do ACeS, nomeadamente a carência de médicos de família e a quase ausência de USF. Constatou-se que o diálogo com a ARS, nestes três últimos anos, foi difícil de ocorrer, situação que já foi resolvida, visto que este novo Conselho Diretivo tem demonstrado vontade de melhorar a articulação.

Com o objetivo de manter uma relação de proximidade, a USF-AN propôs que fossem programadas reuniões de trabalho mensais, com o CD da ARS, os três diretores executivos, os três conselhos clínicos e a ERA do Algarve, tendo como objetivo analisar os problemas existentes e em conjunto delinearem as estratégias de intervenção.

Outra questão levantada, nomeadamente em Portimão, foi a ausência de viaturas para dar resposta às necessidades de realizar cuidados domiciliários pelos médicos/enfermeiros das USF e UCSP.

A DE, Leonor Bota, assumiu toda a disponibilidade para criar condições de fixação de novos especialistas e de criação de novas USF contando mesmo com o apoio das autarquias.

Neste momento, só existem duas USF no ACeS. Uma em Portimão, USF Atlântico Sul e outra em Lagos, USF Descobrimentos. Contudo, salienta-se que este mês (novembro de 2017) surgiram duas candidaturas em Portimão e uma em Lagos.

Após esta reunião, seguiu-se para o Centro de Saúde de Portimão, nomeadamente para a USF Atlântico Sul, acompanhados pela sua Coordenadora, Dr.ª Maria da Luz Salas e outros profissionais da USF.

Constatou-se que a equipa está motivada a desenvolver-se. Todavia, pelo seu curto tempo de vida (1 ano), necessita de visitas de acompanhamento a cargo da ERA do Algarve. Necessidade também assumida pela própria equipa.

Após conclusão da visita, seguiu-se para Lagos, para visita/reunião com a USF Descobrimentos (candidata a B, à espera de homologação) com a presença da sua Coordenadora, Dr.ª Carla Cardoso e restantes membros da equipa, onde encontramos uma equipa extremamente motivada no seu processo de desenvolvimento.

Constatou-se a necessidade urgente de melhorar o acolhimento dos utentes, confirmando-se a necessidade de um quiosque eletrónico para gestão das filas.

Ainda no Centro de Saúde de Lagos, o Presidente da USF-AN reuniu com alguns profissionais da candidatura à futura USF Amendoeira, tendo presenciado o empenho e dedicação desta candidatura, nomeadamente da sua coordenadora, Drª. Patrícia Carvalhal. Esta equipa motivada aguarda a conclusão de obras para melhoria das amenidades, aguarda algum material eletromédico e um quiosque eletrónico, para que possam iniciar funções como USF.

Foi com agrado que a USF-AN partilhou e contactou com estas equipas do sul do país, mostrando total disponibilidade para dar apoio no sentido de se continuar a afirmar a “Marca USF” como sinónimo de uma prestação de Cuidados de Saúde de Excelência.

Agradecemos o carinho com que nos receberam, a abertura, a partilha/troca de experiências.

A Direção da USF-AN continuará o Programa de Visitas às USF, aceitando igualmente candidaturas para a constituição de Núcleos Regionais.

Todas as USF podem solicitar uma visita, fazendo-o através do link: https://goo.gl/forms/F291tj2w2VtI6HXE3

Por uma relação de proximidade!

A Direção da USF-AN

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register