USF-AN REUNE COM ORDEM DOS ENFERMEIROS E COORDENAÇÃO NACIONAL PARA A REFORMA DOS SNS – ÁREA CSP

   

A 31 de agosto, na sede do ACeS de Gondomar, a USF-AN reuniu com representantes da Ordem dos Enfermeiros, a sua Vice-Presidente Enfª Graça Machado e o Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional do Norte, Enfº João Paulo Carvalho, e da Coordenação Nacional para a Reforma do SNS na área dos Cuidados de Saúde Primários, o Enf.º Manuel Oliveira.

A USF-AN representada pelo seu presidente Dr. João Rodrigues, pelo vice-presidente Enf. Mário Rua e vogais Enfª Lucinda Pacheco e Enfª Cristina Afonso, tiveram a oportunidade de discutir diversos assuntos relativos aos CSP, nomeadamente a implementação da especialidade em enfermagem de saúde familiar, a importância da equipa de saúde na organização e funcionalidade dos CSP, sendo reconhecida a importância da atribuição a cada cidadão de uma equipa de saúde familiar e não só de médico de família.

Outros assuntos como o último relatório do Tribunal de Contas e o impacto que as medidas sugeridas podem ter nas USF e suas equipas foram também abordados.

Esta reunião permitiu dar a conhecer a visão de cada entidade sobre estes temas e respetivas propostas de trabalho, manifestar as suas preocupações, procurando pontos convergentes e definir estratégias futuras, para alcançar objetivos comuns centrados nas necessidades em saúde dos cidadãos e sustentabilidade do SNS. A partilha de conhecimento que as diversas entidades têm da sua experiência no terreno sobre as diferentes áreas abordadas, permitiu uma reflexão mais fundamentada e objetiva.

 
A USF-AN congratula-se com a disponibilidades dos diferentes atores nos CSP para a discussão de temas comuns, estando criadas sinergias importantes que permitem consolidar e desenvolver a Reforma dos CSP.

Neste caso particular, existe sintonia na necessidade urgente de se executarem todos os passos para a criação e implementação da especialidade em enfermagem de saúde familiar.

A USF-AN irá continuar a acompanhar esta temática em ligação direta à Ordem dos Enfermeiros.

 

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!