USF-AN REUNE COM ORDEM DOS ENFERMEIROS E COORDENAÇÃO NACIONAL PARA A REFORMA DOS SNS – ÁREA CSP

   

A 31 de agosto, na sede do ACeS de Gondomar, a USF-AN reuniu com representantes da Ordem dos Enfermeiros, a sua Vice-Presidente Enfª Graça Machado e o Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional do Norte, Enfº João Paulo Carvalho, e da Coordenação Nacional para a Reforma do SNS na área dos Cuidados de Saúde Primários, o Enf.º Manuel Oliveira.

A USF-AN representada pelo seu presidente Dr. João Rodrigues, pelo vice-presidente Enf. Mário Rua e vogais Enfª Lucinda Pacheco e Enfª Cristina Afonso, tiveram a oportunidade de discutir diversos assuntos relativos aos CSP, nomeadamente a implementação da especialidade em enfermagem de saúde familiar, a importância da equipa de saúde na organização e funcionalidade dos CSP, sendo reconhecida a importância da atribuição a cada cidadão de uma equipa de saúde familiar e não só de médico de família.

Outros assuntos como o último relatório do Tribunal de Contas e o impacto que as medidas sugeridas podem ter nas USF e suas equipas foram também abordados.

Esta reunião permitiu dar a conhecer a visão de cada entidade sobre estes temas e respetivas propostas de trabalho, manifestar as suas preocupações, procurando pontos convergentes e definir estratégias futuras, para alcançar objetivos comuns centrados nas necessidades em saúde dos cidadãos e sustentabilidade do SNS. A partilha de conhecimento que as diversas entidades têm da sua experiência no terreno sobre as diferentes áreas abordadas, permitiu uma reflexão mais fundamentada e objetiva.

 
A USF-AN congratula-se com a disponibilidades dos diferentes atores nos CSP para a discussão de temas comuns, estando criadas sinergias importantes que permitem consolidar e desenvolver a Reforma dos CSP.

Neste caso particular, existe sintonia na necessidade urgente de se executarem todos os passos para a criação e implementação da especialidade em enfermagem de saúde familiar.

A USF-AN irá continuar a acompanhar esta temática em ligação direta à Ordem dos Enfermeiros.

 

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register