USF-AN recebe Comitiva Grega da Organização Mundial de Saúde

 

 

A Organização Mundial de Saúde está em Portugal, no âmbito de um programa de intercâmbio de conhecimentos e experiências, para conhecer de perto as USF e o processo de contratualização nos Cuidados de Saúde Primários.

Uma delegação oficial do Ministério da Saúde da Grécia acompanhada de especialistas da Organização Mundial de Saúde, está em visita a Portugal com o apoio da USF-AN para conhecer com mais detalhe a organização e modelos de cuidados de saúde primários (Study Tour to Portugal: Portugueses Family Health Units & Contracting in Primary Health Care).

A USF-AN irá colaborar com a OMS acompanhando a comitiva ao longo dos cinco dias de visita, nos quais os visitantes ficarão a conhecer a USF Marginal, a USF Fernão Ferro + e a USF S. Julião da Figueira. A Associação irá apresentar o modelo USF, focando a autonomia funcional e técnica e o processo de contratualização através de indicadores múltiplos que garantem ao cidadão uma carteira básica de serviços, assim como o modelo retributivo e de incentivos.

Esta é uma iniciativa do Núcleo de Relações Internacionais da USF-AN que contará com André Biscaia, Alexandra Fernandes e José Luís Biscaia neste desafio.

O modelo USF tem despertado muito interesse junto de outros países, pelo caráter inovador, pela utilização de informação clínica como apoio à tomada de decisão e pelos resultados conseguidos.

Este projeto é igualmente inovador pois reflete a mudança da Organização Mundial de Saúde no âmbito da cooperação internacional em saúde, ao facilitar a transferência de conhecimento entre países na Europa que foram afetados pela crise económica e ao mesmo tempo contribuir para a reforma de sistemas de saúde, com cobertura universal e assentes nos cuidados de saúde primários.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register