USF-AN quer generalização do atendimento automático (quiosque eletrónico) em todas as Unidades de Saúde do país

Como desde longa data a USF-AN defende que todas as USF e UCSP deveriam ter um quiosque eletrónico, fomos agradavelmente surpreendidos pela informação de que a ARS do Norte irá implementar, a partir de janeiro de 2019, um Sistema de Gestão de Atendimento Automático nos Cuidados de Saúde Primários (CSP), o conhecido quiosque eletrónico, começando essa implementação pelas Unidades de Saúde Familiar (USF).

Esta medida insere-se no Programa SIMPLEX e visa simplificar e modernizar o processo de atendimento dos utentes nas unidades de saúde, bem como requalificar e modernizar esses espaços de atendimento.

Pela informação disponível, a ARS do Norte concretizará esta medida, graças ao financiamento conseguido através Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) dentro do Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA2020). O investimento estimado para esta implementação é da ordem do um milhão de euros, sendo cofinanciado a 85%.

Esta informação leva-nos a questionar a falta de estratégia e vontade das restantes ARS, uma vez que todas elas tinham oportunidade de se candidatarem a estes fundos de apoio.

Ao mesmo tempo, leva-nos a questionar o Senhor Ministro da Saúde sobre esta discrepância regional, na medida em que apenas a ARS do Norte dará este importante passo na simplificação e modernização dos CSP.

A Direção

Conheça o Ofício enviado

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register