USF-AN DÁ CONTINUIDADE AO PROGRAMA DE VISITAS ÀS USF EM BRAGA

 

Após ter iniciado no Estoril, a 3 de março, o Programa de Visitas às USF tem continuidade no dia 14 de junho, data em que a USF-AN foi à cidade de Braga e visitou sete USF: USF Manuel Rocha Peixoto, USF MaxiSaúde, USF São João de Braga, USF Sanus Carandá, USF Bracara Augusta, USF do Minho e USF Sete Fontes.

Estas visitas têm como principal objetivo a aproximação da USF-AN aos profissionais e equipas, permitindo um efetivo conhecimento das condições e realidades locais.

Para a Direção da USF-AN é fundamental a criação de um elo de ligação com as Unidades.

No programa de visita está inserida uma pequena reunião com a equipa visitada, na qual se pretende fazer o reconhecimento das dificuldades e espectativas sentidas, assim como de sugestões partilhadas por ambas as partes.

A Comitiva USF-AN constituída pelo Presidente da Direção, 4 elementos da Direção e os seus 2 colaboradores, apresentou as estratégias e objetivos da Associação para este novo mandato, inscritas na sua publicação de agosto de 2015 – 7×7 MEDIDAS – Novo Ciclo para os Cuidados de Saúde Primários.

Esta visita à zona de Braga proporcionou também a criação de um Núcleo Regional, que tem como objetivo fazer a ponte entre as Unidades locais e a Direção da USF-AN, e que será coordenado pela Senhora Enfª Cristina Afonso, membro da Direção da USF-AN e Enfermeira de Família da USF Manuel Rocha Peixoto.

O Núcleo Regional de Braga é constituído por profissionais das USF locais e pretende dinamizar localmente as Equipas, promovendo iniciativas das próprias Equipas e para as Equipas.

É seu objetivo desenvolver um plano de atividades direcionado para as necessidades locais, primando pela partilha e intercâmbio de ideias entre as diferentes Unidades, assim como pelo reconhecimento dos seus pares locais na prestação de cuidados de saúde à sua população.

A Direção da USF-AN tem como objetivo promover e desenvolver a criação destes Núcleos Regionais por todo o país, garantindo todo o apoio e acompanhamento dos mesmos.

Para este lançamento, na cidade de Braga, foi essencial o papel da Enfª Cristina Afonso, que eficazmente rentabilizou a motivação e disponibilidade de um grupo de profissionais locais, para o desenvolvimento desta missão.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register