USF-AN DÁ CONTINUIDADE AO PROGRAMA DE VISITAS ÀS USF EM BRAGA

 

Após ter iniciado no Estoril, a 3 de março, o Programa de Visitas às USF tem continuidade no dia 14 de junho, data em que a USF-AN foi à cidade de Braga e visitou sete USF: USF Manuel Rocha Peixoto, USF MaxiSaúde, USF São João de Braga, USF Sanus Carandá, USF Bracara Augusta, USF do Minho e USF Sete Fontes.

Estas visitas têm como principal objetivo a aproximação da USF-AN aos profissionais e equipas, permitindo um efetivo conhecimento das condições e realidades locais.

Para a Direção da USF-AN é fundamental a criação de um elo de ligação com as Unidades.

No programa de visita está inserida uma pequena reunião com a equipa visitada, na qual se pretende fazer o reconhecimento das dificuldades e espectativas sentidas, assim como de sugestões partilhadas por ambas as partes.

A Comitiva USF-AN constituída pelo Presidente da Direção, 4 elementos da Direção e os seus 2 colaboradores, apresentou as estratégias e objetivos da Associação para este novo mandato, inscritas na sua publicação de agosto de 2015 – 7×7 MEDIDAS – Novo Ciclo para os Cuidados de Saúde Primários.

Esta visita à zona de Braga proporcionou também a criação de um Núcleo Regional, que tem como objetivo fazer a ponte entre as Unidades locais e a Direção da USF-AN, e que será coordenado pela Senhora Enfª Cristina Afonso, membro da Direção da USF-AN e Enfermeira de Família da USF Manuel Rocha Peixoto.

O Núcleo Regional de Braga é constituído por profissionais das USF locais e pretende dinamizar localmente as Equipas, promovendo iniciativas das próprias Equipas e para as Equipas.

É seu objetivo desenvolver um plano de atividades direcionado para as necessidades locais, primando pela partilha e intercâmbio de ideias entre as diferentes Unidades, assim como pelo reconhecimento dos seus pares locais na prestação de cuidados de saúde à sua população.

A Direção da USF-AN tem como objetivo promover e desenvolver a criação destes Núcleos Regionais por todo o país, garantindo todo o apoio e acompanhamento dos mesmos.

Para este lançamento, na cidade de Braga, foi essencial o papel da Enfª Cristina Afonso, que eficazmente rentabilizou a motivação e disponibilidade de um grupo de profissionais locais, para o desenvolvimento desta missão.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!