USF-AN pede audiência à EM-SPOS sobre revisão do sistema retributivo das USF de modelo B

No dia 21 de fevereiro de 2020, a USF-AN solicitou uma audiência à Estrutura de Missão para a Sustentabilidade do Programa Orçamental da Saúde (EM-SPOS), coordenada pelo Doutor Julian Alejandro Perelman, com o objetivo de discutir de forma mais detalhada as questões associadas ao sistema retributivo dos profissionais das USF de modelo B, criando sinergias para a sua melhoria e desenvolvimento.

Este pedido de audiência surge na sequência da publicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 3/2020, onde prorroga o mandato até 30 junho de 2020 e define que a EM-SPOS deve apresentar “…proposta de novo modelo de pagamento pelo desempenho para as Unidades de Saúde Familiar modelo B;”.

Tendo em conta que esta matéria é específica das USF, no caso das de modelo B, consideramos necessário estarmos envolvidos na discussão da mesma, uma vez que somos a única entidade de interesse público que representa as USF e seus três grupos de profissionais.

Antecipando esta possível discussão, no passado dia 5 de outubro de 2019, a USF-AN reuniu o seu Conselho Consultivo, em Coimbra, tendo como único ponto a discussão a “possível alteração ao Sistema Retributivo das USF Modelo B”. Esta discussão possibilitou definir uma posição sobre este tema.

É unânime, na Direção da USF-AN e seus conselheiros, que se deve manter o regime de 35 horas de trabalho base para todos os profissionais das USF de modelo B, devendo também ser alargado a todos os profissionais o regime retributivo atualmente em vigor para os médicos.

Ainda desta reunião resultou um documento com inúmeros conceitos-chave e premissas que devem ser consideradas para a revisão desta matéria, que podem ser consultados aqui, e pretendemos apresentar e discutir com mais detalhe com a EM-SPOS.

Assim, ainda neste contexto, com o objetivo de defender e desenvolver o modelo USF, que tantas provas tem dados no que respeita a ganhos em saúde para país e cidadão, apelamos à reflexão de todos os profissionais das USF sobre este assunto.

A USF-AN continua disponível para colaborar e apoiar todas as ações que tenham como foco o desenvolvimento das USF e dos CSP, bem como o reconhecimento e valorização dos seus profissionais. 

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!