USF-AN participa na reunião de Coordenadores do ACeS de Braga de preparação da contratualização interna para 2022

No passado dia 17 de maio, a USF-AN representada por Cristina Afonso, Vice-Presidente da Direção, e João Rodrigues, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, participaram na reunião de Coordenadores do ACeS de Braga de preparação da contratualização interna para 2022.

Esta sessão, alinhada com o eixo 4 do Programa de Ação da USF-AN, que visa incentivar e apoiar o desenvolvimento das USF e outras unidades funcionais do ACeS, constituiu um momento de interação com os profissionais, onde a discussão se centrou no trabalho já realizado pelas unidades na fase da preparação da contratualização versus check-list do anexo nº2 da ACSS, IP.

Não obstante, foi ainda objetivo desta sessão refletir sobre a necessidade de ampliar a ação dos CSP na otimização dos cuidados de saúde à população, cujas soluções propostas perante os constrangimentos sentidos diariamente no terreno poderão enquadrar-se em três ideias-chave:

  1. Alargar o leque de soluções da Unidade Funcional (UF)/ACeS com mais respostas na comunidade;
  2. Qualificar, dar força e capacidade resolutiva à gestão intermédia;
  3. Garantir equipas de saúde familiar para todos.

Assim, emerge a necessidade de compreender cada vez melhor os nossos círculos de reflexão e atuar nos círculos de influência, de modo a ampliar o alcance da ação dos CSP, otimizando os cuidados de saúde à população.

Logo, a abrangência da ação dos CSP engloba não só o utente e a respetiva família, as unidades funcionais, os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), o Sistema de Saúde, mas também os Setores Público, Social e Solidário. Para tal, é importante implementar um novo pensamento em saúde, pensar diferente e de forma mais abrangente de modo a acompanhar as novas exigências e expectativas da população residente.

Esta sessão foi extremamente gratificante, revelando o ACeS de Braga e os seus profissionais, alinhamento, empenho e compromisso na sua missão, visão e valores.

Agradecemos ao Dr. Domingos Sousa, Diretor Executivo, ao CCS e a todos os coordenadores e restantes profissionais das Unidades Funcionais do ACeS de Braga a oportunidade e abertura a partilha de experiências.

Não queremos deixar de referir que juntos somos mais fortes!

Consulte as apresentações feitas pelos representantes da USF-AN.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register