USF-AN faz auscultação a partidos políticos sobre medidas para os CSP – Legislativas 2019

No dia 25 de setembro de 2019, a USF-AN remeteu a todos os partidos políticos com capacidade para eleger deputados nas legislativas de 2019, um questionário de auscultação sobre os seus Programas Eleitorais na área dos Cuidados de Saúde Primários (CSP).

A equipa coordenadora do Questionário Momento Atual da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal 2018/2019, que decorre até ao final de setembro, juntamente com a Direção, estão a fazer uma análise dos Programas Eleitorais de todos os partidos, uma vez que que se pretende despertar a discussão sobre os CSP.

A USF-AN acredita que o papel das organizações profissionais passa por intervir no debate político, realçar no debate o que interessa à população Portuguesa nas áreas da sua atividade, informar os seus associados e a população sobre as propostas que lhes interessam.

Neste sentido, os Programas Eleitorais dos partidos serão analisados nas seguintes áreas:

  1. Propostas para as USF – Unidades de Saúde Familiar
  2. Proposta para os ACeS/Gestão dos CSP
  3. Proposta para os Cuidados de Saúde Primários

Foram colocadas diversas questões inseridas nas áreas acima referidas. As respostas de cada um dos partidos a essas questões serão publicitadas no Portal da USF-AN.

Portugal conheceu na última década uma transformação inédita no contexto da Administração Pública, que foi a reforma dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), ainda inacabada. Assim, nasceram as atuais 552 USF em Portugal, envolvendo 11.716 profissionais motivados, com autonomia e responsabilidade, organizadas em equipas multiprofissionais, prestando cuidados de saúde à sua definida população.

Por este motivo, continuaremos a promover ações que visam o desenvolvimento dos CSP e das USF.

*** Pode consultar as questões colocadas aos partidos aqui.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!