USF-AN dá continuidade ao programa de visitas a USF | USF Entre Homem e Cávado

No passado dia 1 de agosto, a USF-AN visitou a USF Entre Homem e Cávado, decorrente de solicitação feita pela própria equipa. Esta visita foi realizada pelo Núcleo de Braga da USF-AN e contou com uma delegação composta por Artur Freitas, Vogal da Direção USF-AN e Dinamizador do NB-USFAN, José Ourives, Vogal suplente da USF-AN e José Couto e Vera Rebelo, membros do Núcleo Braga USF-AN.

A delegação da USF-AN foi amavelmente recebida pela Coordenadora da USF, Dra. Carla Oliveira e pelo Sr. Diretor Executivo do ACES Cávado II, Dr. Nuno Macedo Oliveira.

Na visita realizada, verificamos que as instalações da USF são bastante agradáveis, pois está inserida num edifício de recente construção, com boas acessibilidades, localizado no centro de Amares, apresenta boas condições de segurança, acessibilidade, humanização, insonorização e de climatização. Menos positivo, destacamos apenas a falta de privacidade no atendimento do Secretariado Clínico, algo que em breve estará resolvido, segundo a equipa.

Relativamente aos equipamentos, material e sinalética, a USF não apresenta atualmente carência de material/equipamentos básicos que possam comprometer a realização de cuidados conforme a carta de compromisso.

A USF Entre Homem e Cávado tem uma equipa com uma média “jovem”, extremamente motivada para evoluir, com alguns problemas apenas na estabilização dos elementos da área do secretariado clínico. Esta equipa encontra-se em processo de candidatura para evoluir a modelo B.

Verificamos também que existe diálogo com as restantes UF, o que facilita a realização de projetos e intervenções em comuns, sempre com o apoio da respetiva Direção Executiva.

Posto isto, destacamos que efetivamente é essencial investir na articulação entre as Unidades Funcionais (UF) do mesmo CS e ACeS. Este esforço deverá ser realizado por cada UF, e deve ser apoiado e suportado pelos próprios CS e ACeS, como é o caso.

O foco de ações conjuntas é o cidadão, que é o centro do sistema, potenciando a sua sensação de conforto, segurança e confiança nos serviços de saúde prestados pela sua equipa de saúde familiar.

Desta visita resultou um relatório descritivo da situação atual da USF Entre Homem e Cávado que, entretanto, já foi partilhado com o respetivo ACeS e ARS, com o objetivo de promover ações conjuntas que tenham em vista proporcionar melhores condições às suas UF e profissionais, que diariamente dão o melhor de si pela saúde dos cidadãos.

Poderá conhecer com detalhe o relatório de visita:

– USF Entre Homem e Cávado

NB-USFAN

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!