USF-AN cria movimento nacional em defesa das USF

Depois das reuniões realizadas no Porto e Coimbra, nas quais participaram mais de 150 profissionais e 70 USF representadas, continuamos com a nossa campanha interventiva, chegando a todas as regiões do país com o objetivo principal de forçar o Governo a relançar a Reforma dos CSP que está moribunda!

Estas reuniões foram convocada na sequência da publicação do Despacho n.º 1194-A/2018, que veio confirmar a posição anti Reforma dos CSP assumida pelo Governo.

Assumimos o compromisso de iniciar um movimento nacional pela defesa do modelo USF. Mais concretamente, foram aprovadas as seguintes medidas, a serem implementadas até ao 10º Encontro Nacional das USF (26 de maio):

  • Defender um novo despacho das USF, sem quotas: “Ou passam todos ou não passa ninguém”.
  • Divulgação, dentro e fora das USF, dos resultados do estudo do impacto das USF da CNCSP;
  • Campanha publicitária nacional (outdoor, cartazes, panfletos, autocolantes) a demonstrarem a mais-valia das USF e a falta de equidade criada pelas UCSP;
  • Apoiar a criação de Comissões de utentes;
  • Petição online para a Assembleia da República;
  • Conseguir debate televisivo sobre cuidados de proximidade (Prós e Contras das USF).

Estas ações e os seus objetivos são o caminho lógico e incontornável a seguir, principalmente quando recentemente vimos publicado um estudo da CNCSP que demonstra que se no país existissem apenas USF (modelo B), teríamos uma poupança financeira superior a 100 milhões de euros por ano, tendo igualmente uma maior e melhor vigilância da saúde dos portugueses.

A USF-AN tem já agendada a última reunião deste ciclo,  em Lisboa (Centro de Saúde de Sete Rios), para o dia 22 de fevereiro, onde envolverá os profissionais desta região, recolhendo igualmente outras propostas interventivas. (ver informação aqui)

Assim, com o apoio confirmado dos cerca de 10.000 profissionais das USF, conjugado com a força dos portugueses e das organizações nacionais, iremos lutar pelo Relançamento da Reforma dos CSP.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register