USF-AN continua Programa de Visitas às USF – USF Conde de Oeiras

No passado dia 20 de junho, uma Delegação da USF-AN, composta pelas Vogais da Direção Nacional, Cristina Afonso e Lucinda Pacheco, e pela colaboradora Sancha Frazão, deslocou-se a Oeiras, mais concretamente à USF Conde de Oeiras (USFCO), para dar continuidade ao Programa de Visitas às USF.

A USF Conde de Oeiras é uma USF modelo B, constituída por uma equipa de 19 profissionais fixos (7MF, 7 EF e 5 SC), responsáveis pela prestação de cuidados de saúde a 12994 utentes, que se traduzem num total de 17.174 UP com um rácio elevado por enfermeiro/médico de 2863 UP e de 3.435 UP por secretário clínico. Atualmente, a USF Conde de Oeiras acolhe 8 Médicos Internos, bem como Internos do Ano Comum, Estudantes de Medicina e Enfermagem. Os profissionais salientam a notória sobrecarga de trabalho para a dimensão da equipa com consequente falta de tempo para a “criatividade”.

A USF Conde de Oeiras é “Amiga dos Bebés”, sendo Certificada pela UNICEF, aspeto comum a todas as USF do ACeS Lisboa Ocidental e Oeiras.

De destacar ainda a existência de uma Liga de Amigos que, segundo a equipa, é muito dinâmica e tem como objetivo melhorar o bem-estar físico, psíquico e social dos utentes da USFCO em articulação com os profissionais da mesma e de outras instituições. Como exemplos, podemos apontar a organização de passeios, a formação, a dinamização da sala de espera e os apoios prestados aos casos de isolamento.

Esta equipa depara-se com um visível retrocesso relativamente aos recursos tecnológicos necessários a um atendimento confortável dos utentes. Concretamente, a gestão do atendimento do utente, anteriormente apoiados por um sistema de quiosque eletrónico, foi substituída, por falta de consumíveis/manutenção, por um sistema de senhas.

Uma vez mais, verificaram-se alguns pontos de melhoria no que respeita às questões de sinalética. Embora se reafirme que é necessário um investimento em pessoal qualificado para estas matérias por parte das respetivas Administrações, disponibilizando assim meios para apoiar as equipas na melhoria das suas instalações, agradavelmente se verificou a vontade unânime da equipa em diminuir os constrangimentos inerentes a esta matéria, de todos os seus utilizadores.

Os problemas relacionados com os Sistemas de Informação foram apontados como crónicos, notando-se claramente o empenho da equipa em melhorar as amenidades. Segundo o Dr. Carlos Russo, “após muita luta, conseguimos novo hardware, mas as redes estão mal configuradas e com múltiplas passwords. Agora temos um ferrari a andar em caminhos de terra, o que dificulta o nosso trabalho perante o utente”.

Outros aspetos apontados como menos positivos prendem-se com a organização do espaço físico e gestão de horários para os enfermeiros, nomeadamente o facto das várias salas se encontrarem organizadas de acordo com os vários programas de saúde. Desta forma, os profissionais de enfermagem não possuem sala própria, sendo obrigados a alterar, com frequência, o seu local de trabalho na mesma jornada. A mesma sala é, portanto, partilhada por vários elementos deste grupo profissional, o que se traduz numa maior dificuldade na gestão da agenda, com reflexo no trabalho em equipa. Ao mesmo tempo, a USF apresenta uma sala de tratamentos com dimensões amplas, estando as áreas de atendimento separadas por cortinas, o que coloca em causa a privacidade do utente.

A USF-AN, naturalmente, disponibilizou-se para dar todo o apoio à equipa no sentido de continuarem a afirmar a “Marca USF” e consequentemente prestarem Cuidados de Saúde de Excelência.

Agradecemos o carinho com que nos receberam, a abertura, a partilha/troca de experiências, tendo sido uma visita extremamente enriquecedora, salientando-se o grande dinamismo por parte desta equipa.

De igual modo, agradecemos o convite que nos foi dirigido para uma próxima visita, daqui a 1 ano, no sentido de constatarmos as melhorias em algumas áreas e procedimentos que estão, presentemente, em fase de implementação e outras decorrentes desta visita.

Por uma relação de proximidade!

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register