USF-AN continua a visitar as USF do país | USF S. Domingos

No passado dia 6 de setembro, em Santarém, a USF-AN visitou a USF S. Domingos. Esta visita contou com uma delegação composta pelo Secretário da Direção, Pedro Coelho e pelas Vogais Sara Caldas e Denise Alexandra.

A USF-AN foi recebida pelo Diretor Executivo do ACeS Lezíria, Dr. Carlos Ferreira, pela Coordenadora da USF S. Domingos, Dra. Rosa Feliciano, a Enfermeira Sofia Arraiolos, e a Secretária Clínica Maria José Santos.

No que respeita a instalações, a USF encontra-se inserida no mesmo edifício que a UCC e da URAP. Em parte das instalações da USF S. Domingos funciona ainda o atendimento complementar para todo o ACeS Lezíria. O edifício, com 12 anos de idade, tem dois andares, estando dotado de elevador.

Uma vez mais, tal como temos vindo a verificar nas várias edições do nosso Estudo do Momento Atual da Reforma dos CSP, a ausência de material e equipamentos indispensáveis à prestação de cuidados de saúde com qualidade e segurança, tendo a equipa já reportado esta carência, por várias vezes, à respetiva ARS. Embora o ACeS tente solucionar alguns problemas nesta área, grande parte dos mesmos é da responsabilidade da ARS, da qual não têm tido grande apoio.

Apesar de termos comprovado que estávamos perante uma equipa estável e madura, foi visível o desgaste causado pelo excesso de trabalho e falta de condições para o fazer. Esta equipa atende os utentes esporádicos e até ao dia 15 de setembro do presente ano atendeu também os utentes sem Médico de Família que a esta Unidade se dirigiam, não estando estes contratualizados em carteira adicional de serviços. Entram, ainda, para a escala do atendimento complementar que funciona das 9h às 14h, aos sábados, domingos e feriados.

Agravando esta situação, a equipa tem excesso de utentes para o número de profissionais, ultrapassando as 9 UC. Os nove ficheiros clínicos variam entre os 1889 e os 2069 utentes, à data da visita.

Tendo em conta esta realidade, e outras de outras Unidades, urge repensar e investir numa política de recursos humanos que dê respostas adequadas às necessidades das equipas e suas populações.

À semelhança de outras visitas realizadas, ficou claro que é essencial investir na articulação entre as Unidades Funcionais (UF) do mesmo CS e ACeS. Este esforço deverá ser realizado por cada UF, mas deve ser apoiado e suportado pelos próprios CS e ACeS.

Esta medida deve estar focada no cidadão, que é o centro do sistema, potenciando a sua sensação de conforto, segurança e confiança nos serviços de saúde prestados pela sua equipa de saúde familiar.

Desta visita resultou um relatório descritivo da situação atual da USF S. Domingos que, entretanto, já foi partilhado com o respetivo ACeS e ARS, com o objetivo de promover ações conjuntas que tenham em vista proporcionar melhores condições às suas UF e profissionais, que diariamente dão o melhor de si pela saúde dos cidadãos.

Poderá conhecer com detalhe o relatório de visita:

– USF S. Domingos

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!