USF-AN continua a visitar as USF do país | USF Mais Saúde

No dia 15 de novembro de 2019, em Ponte de Lima, a USF-AN visitou a USF Mais Saúde. Esta visita foi solicitada pela própria equipa e contou com uma delegação composta pela Vice-presidente da Direção, Cristina Afonso, pelo Vogal da Direção, Artur Freitas, e pelos membros do Núcleo de Braga da USF-AN, Vera Rebelo e Cátia Carmona.

A USF-AN foi amavelmente recebida pela Coordenadora da USF, Dra. Cátia Lopes, e por uma delegação da ULS Alto Minho, encabeçada pela Dra. Fátima Fonseca (Diretora Clínica da Área de Cuidados de Saúde Primários). A delegação da USF-AN foi brindada com uma atuação musical por parte de duas médicas internas da USF. Esta receção estava inserida nas comemorações do 10º aniversário da USF.

Durante a visita realizada, foi possível constatar que a USF encontra-se inserida num edifício com boas acessibilidades, localizado no centro da Vila de Ponte de Lima, apresentando condições aceitáveis de segurança, acessibilidade e humanização. Contudo, pelo facto de dividir dois gabinetes com a URAP (Consultas de Nutrição e de Assistente Social), verificamos que esta situação causa sérios constrangimentos à unidade, que necessita destes gabinetes para as suas próprias atividades.

Relativamente ao front-office da secretaria, verificamos ser um espaço com poucas condições (subdimensionada e com pouca privacidade). Foi ainda referido pelos profissionais presentes que a USF Mais Saúde tem pouco espaço para armazenamento de material de farmácia e clínico. No polo de Moreira há uma evidente necessidade de modernização e adaptação das instalações.

Uma vez mais, tal como temos vindo a verificar nas várias edições do nosso Estudo do Momento Atual da Reforma dos CSP, a ausência de material e equipamentos indispensáveis à prestação de cuidados de saúde com qualidade e segurança, é notória.

Em relação às aplicações informática, a sua lentidão e falhas que cada vez parecem ser mais frequentes, interferem no trabalho diário destes profissionais.

Como tantas outras equipas, a USF Mais Saúde é um exemplo da não aplicação dos incentivos institucionais por não cumprimento por parte da tutela.

Por fim, positivamente verificamos que estamos perante uma equipa jovem e motivada, contrabalançando com as dificuldades sentidas no dia-a-dia.

A USF-AN parabeniza toda a equipa pelos resultados alcançados e pelos seus dez anos de existência.

Desta visita resultou um relatório descritivo da situação atual da USF Mais Saúde que, entretanto, já foi partilhado com o respetivo ACeS e ARS, com o objetivo de promover ações conjuntas que tenham em vista proporcionar melhores condições às suas UF e profissionais, que diariamente dão o melhor de si pela saúde dos cidadãos.

Poderá conhecer com detalhe o relatório de visita:

– USF Mais Saúde – aqui

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!