Revisão do sistema retributivo das USF de modelo B e transição de USF de modelo A para modelo B

No dia 21 de setembro de 2020, a USF-AN solicitou reunião com caráter de urgência aos Ministérios da Saúde e Finanças, sobre a revisão do sistema retributivo das USF de modelo B e a transição de USF de modelo A para modelo B.

No dia 9 de julho, tivemos conhecimento, através do Ex-Coordenador da Estrutura de Missão para a Sustentabilidade do Programa Orçamental da Saúde (EM-SPOS), de que as suas recomendações relativas à “…proposta de novo modelo de pagamento pelo desempenho para as Unidades de Saúde Familiar modelo B;”, como definido na Resolução do Conselho de Ministros n.º 3/2020, tinham sido remetidas aos Ministérios acima citados, no dia 26 de junho, a fim de serem analisadas.

Estamos prestes a entrar no último trimestre de 2020 e existe ainda um desconhecimento total sobre o estado destas matérias, defraudando, desta forma, inúmeras equipas e profissionais de saúde que já têm as condições necessárias para transitar para o modelo B de USF. Ao mesmo tempo, defraudamos as equipas que se encontram, atualmente, em modelo B de USF, uma vez que nada sabem sobre o novo modelo de pagamento pelo desempenho e seu futuro. Equipas estas que continuam, diariamente, a dar o melhor de si pela proteção e saúde dos portugueses.

Por este motivo, consideramos necessária uma reunião, a fim de percebermos o estado destas matérias, bem como previsão de conclusão das mesmas.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!