Revisão do sistema retributivo das USF de modelo B e transição de USF de modelo A para modelo B

No dia 21 de setembro de 2020, a USF-AN solicitou reunião com caráter de urgência aos Ministérios da Saúde e Finanças, sobre a revisão do sistema retributivo das USF de modelo B e a transição de USF de modelo A para modelo B.

No dia 9 de julho, tivemos conhecimento, através do Ex-Coordenador da Estrutura de Missão para a Sustentabilidade do Programa Orçamental da Saúde (EM-SPOS), de que as suas recomendações relativas à “…proposta de novo modelo de pagamento pelo desempenho para as Unidades de Saúde Familiar modelo B;”, como definido na Resolução do Conselho de Ministros n.º 3/2020, tinham sido remetidas aos Ministérios acima citados, no dia 26 de junho, a fim de serem analisadas.

Estamos prestes a entrar no último trimestre de 2020 e existe ainda um desconhecimento total sobre o estado destas matérias, defraudando, desta forma, inúmeras equipas e profissionais de saúde que já têm as condições necessárias para transitar para o modelo B de USF. Ao mesmo tempo, defraudamos as equipas que se encontram, atualmente, em modelo B de USF, uma vez que nada sabem sobre o novo modelo de pagamento pelo desempenho e seu futuro. Equipas estas que continuam, diariamente, a dar o melhor de si pela proteção e saúde dos portugueses.

Por este motivo, consideramos necessária uma reunião, a fim de percebermos o estado destas matérias, bem como previsão de conclusão das mesmas.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional