RECONHECIDO MÉRITO E VALOR ACRESCENTADO DAS USF – USF VALONGO

Foi com muito gosto que a Direção da USF-AN, representada por Mário Rua e Paulo Santos, Vice-presidente e Secretário, respetivamente, participou na cerimónia de entrega de prémio do concurso anual da Missão Continente Sorriso, que tem como objetivo apoiar a saúde familiar, no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários (CSP).

No dia 13 de julho, na USF Valongo, com a presença do Senhor Presidente da ARS-Norte, do Diretor do Continente de Valongo, o Diretor Executivo do ACeS Maia/Valongo, da Liga de Amigos da USF Valongo e toda a equipa da USF, assistimos a um reconhecimento público do que melhor se faz em saúde.

Recorda-se que o Concurso Missão Continente Sorriso é uma iniciativa da Modelo Continente Hipermercados S.A., que tem por objetivo apoiar as organizações que procuram dar resposta a problemas nas áreas sociais e da saúde, junto da comunidade onde estão inseridas, e é desenvolvido de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde, da USF-AN – Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar, da Sociedade Portuguesa de Pediatria, da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Enfermeiros, da Escola Nacional de Saúde Pública e da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar.

Cumprindo o âmbito e enquadramento deste concurso, a USF Valongo apresentou um projeto na área da Literacia em Saúde, denominado de ADOC: Ajuda na Decisão Orientada e Consciente”. Das vastas áreas abrangidas por esta temática, realçamos a capacitação para o uso adequado dos serviços, a informação adequada sobre o desenvolvimento do processo assistencial, a capacitação sobre problemas mais prevalentes em grupos de doentes com a mesma patologia e os planos de cuidados a doentes com necessidades especiais.

Reconhecido o mérito e sendo atribuído um prémio a este projeto, a USF Valongo decidiu que o valor monetário do prémio seria aplicado na compra de materiais e equipamentos que de alguma forma pudessem contribuir para a saúde e bem-estar dos seus Utentes, bem como para a melhoria da informação disponível para os mesmos, potenciando uma participada atividade na promoção da saúde. Como exemplos destas aquisições, realçamos um quiosque eletrónico com informação sobre a própria USF e o SNS, impressão de panfletos sobre temas direcionados para os diversos programas de saúde associados à USF, material médico como balanças de Bioimpedância e um projetor.

A USF-AN congratula-se com esta e outras demonstrações de empenho e dedicação na prestação de cuidados de saúde promovidas por todas as equipas USF, estando sempre disponível para colaborar e apoiar esta e outras entidades que pretendam promover o desenvolvimento destas estruturas do Serviço Nacional de Saúde. Na edição 2016 do Concurso Missão Continente Sorriso tivemos apenas 7 projetos de USF, contudo, acreditamos que nas edições futuras este número aumentará.

A Direção da USF-AN agradece o convite realizado pela USF Valongo, na pessoa da sua Coordenadora – Dra. Margarida Aguiar, para participar nesta cerimónia, aproveitando para mais uma vez parabenizar toda a equipa, bem como todas as USF que participam em iniciativas desde género, dando mais de si para a saúde e bem-estar dos portugueses, promovendo e desenvolvendo a “Marca USF”.

A Direção da USF-AN

VEJA ALGUMAS FOTOGRAFIAS AQUI

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register