RECONHECIDO MÉRITO E VALOR ACRESCENTADO DAS USF – USF VALONGO

Foi com muito gosto que a Direção da USF-AN, representada por Mário Rua e Paulo Santos, Vice-presidente e Secretário, respetivamente, participou na cerimónia de entrega de prémio do concurso anual da Missão Continente Sorriso, que tem como objetivo apoiar a saúde familiar, no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários (CSP).

No dia 13 de julho, na USF Valongo, com a presença do Senhor Presidente da ARS-Norte, do Diretor do Continente de Valongo, o Diretor Executivo do ACeS Maia/Valongo, da Liga de Amigos da USF Valongo e toda a equipa da USF, assistimos a um reconhecimento público do que melhor se faz em saúde.

Recorda-se que o Concurso Missão Continente Sorriso é uma iniciativa da Modelo Continente Hipermercados S.A., que tem por objetivo apoiar as organizações que procuram dar resposta a problemas nas áreas sociais e da saúde, junto da comunidade onde estão inseridas, e é desenvolvido de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde, da USF-AN – Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar, da Sociedade Portuguesa de Pediatria, da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Enfermeiros, da Escola Nacional de Saúde Pública e da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar.

Cumprindo o âmbito e enquadramento deste concurso, a USF Valongo apresentou um projeto na área da Literacia em Saúde, denominado de ADOC: Ajuda na Decisão Orientada e Consciente”. Das vastas áreas abrangidas por esta temática, realçamos a capacitação para o uso adequado dos serviços, a informação adequada sobre o desenvolvimento do processo assistencial, a capacitação sobre problemas mais prevalentes em grupos de doentes com a mesma patologia e os planos de cuidados a doentes com necessidades especiais.

Reconhecido o mérito e sendo atribuído um prémio a este projeto, a USF Valongo decidiu que o valor monetário do prémio seria aplicado na compra de materiais e equipamentos que de alguma forma pudessem contribuir para a saúde e bem-estar dos seus Utentes, bem como para a melhoria da informação disponível para os mesmos, potenciando uma participada atividade na promoção da saúde. Como exemplos destas aquisições, realçamos um quiosque eletrónico com informação sobre a própria USF e o SNS, impressão de panfletos sobre temas direcionados para os diversos programas de saúde associados à USF, material médico como balanças de Bioimpedância e um projetor.

A USF-AN congratula-se com esta e outras demonstrações de empenho e dedicação na prestação de cuidados de saúde promovidas por todas as equipas USF, estando sempre disponível para colaborar e apoiar esta e outras entidades que pretendam promover o desenvolvimento destas estruturas do Serviço Nacional de Saúde. Na edição 2016 do Concurso Missão Continente Sorriso tivemos apenas 7 projetos de USF, contudo, acreditamos que nas edições futuras este número aumentará.

A Direção da USF-AN agradece o convite realizado pela USF Valongo, na pessoa da sua Coordenadora – Dra. Margarida Aguiar, para participar nesta cerimónia, aproveitando para mais uma vez parabenizar toda a equipa, bem como todas as USF que participam em iniciativas desde género, dando mais de si para a saúde e bem-estar dos portugueses, promovendo e desenvolvendo a “Marca USF”.

A Direção da USF-AN

VEJA ALGUMAS FOTOGRAFIAS AQUI

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!