PROXIMIDADE DA USF-AN – VISITA A NOVE USF DE VISEU

Dando continuidade ao PROGRAMA DE VISITAS ÀS USF, uma vez mais com a convicção de que a proximidade e o contacto com as diferentes equipas e realidades pode fazer a diferença, a Direção da USF-AN encara esta atividade como estruturante e crucial para que se possam alinhar e desenvolver as estratégias mais adequadas para a defesa e manutenção da Marca USF.

No passado dia 11 de abril, uma delegação da USF-AN composta pelo Presidente da Direção, João Rodrigues, dois Vogais, Cristina Afonso e Diogo Urjais, bem como os seus colaboradores, André Vieira da Silva e Sancha Frazão, deslocaram-se à cidade de Viseu, Castro Daire e Canas de Santa Maria para dar continuidade ao Programa de Visitas às USF, contando com o incondicional contributo do Médico de Família, Luís Albuquerque, anterior dirigente da USF-AN.

No período da manhã, a comitiva USF-AN foi recebida nas USF Infante D. Henrique, Lusitana, Alves Martins e Viseu Cidade, situadas no mesmo edifício, identificado como património do Ministério da Saúde, ocupando cada USF um piso. A estrutura do edifício, vertical, conduz a dificuldades acrescidas ao nível do acesso. Este fica dependente dos dois elevadores comuns às várias unidades, nem sempre em funcionamento. Em alternativa, o acesso às várias USF é feito pelas escadas sendo que as mesmas se encontram distribuídas até ao 5º piso.

As questões relacionadas com a sinalética foram também evidentes, nomeadamente no que diz respeito ao circuito dos utentes, que não estando claro, representa constrangimentos acrescidos aos utilizadores e às próprias equipas. Além disso, detetou-se muito material eletromédico não calibrado. Segundo João Rodrigues, Presidente das Direção, estes aspetos e outros, devem ser trabalhados em cooperação com as estruturas intermédias do ACeS e da ARS que devem, desde logo, disponibilizar recursos qualificados e aptos para analisar/requalificar esta matéria.

Visita seguida de reunião com as quatro USF e o Presidente do Conselho Clínico e de Saúde, Lino Ministro onde se abordaram as dificuldades sentidas por cada USF, tendo-se constatado a cronicidade de problemas relacionados com os Sistemas de Informação, Recursos Humanos e o relacionamento com a ARS. Agravando a situação, das quatro USF visitadas, sentirem-se frustradas e desmotivadas pela impossibilidade de concretizarem a aplicação dos seus Incentivos Institucionais, nomeadamente na renovação de cadeiras, marquesas, material eletromédico básico (ex. oxímetros, esfigmomanómetros, etc.) e diminuição das amenidades estruturais.

Ainda durante a manhã, foi possível visitar mais três USF na cidade, a saber, USF Grão Vasco, USF Viriato e USF Cidade Jardim, todas situadas no mesmo edifício (Ex-Centro de Saúde de Viseu II).

Da visita acompanhada por elementos das três USF, destacou-se a falta de espaço para qualquer uma das USF, seja na falta de gabinetes, já por si pequenos, seja para as salas de espera. Há mesmo uma USF com a sala de espera num corredor de passagem para as outras duas USF, o que compromete o bem-estar dos utentes e dificulta o trabalho dos profissionais.

Na reunião geral que ocorreu com as três USF, foram também destacados os aspetos negativos dos Sistemas de Informação. Verifica-se também dificuldades na articulação com as estruturas intermédias, bem como a operacionalização dos respetivos Incentivos Institucionais. De salientar que as três USF, estão preocupadas com as fracas condições de trabalho dos seus polos (ausência de largura de banda, sem sistema de refrigeração, computadores obsoletos) que cada uma tem que dar resposta.

Dando continuidade ao dia de trabalho, ao início da tarde, um pouco mais deslocado da cidade de Viseu, visitou-se a USF Montemuro, na vila de Castro Daire, que se depara também com a lentidão dos Sistemas de Informação, nomeadamente no polo de Mões e dificuldade de articulação com a respetiva ARS. De destacar as infraestruturas e dimensão da equipa, segundo os próprios.

Ao final do dia, na jovem USF Cândido Figueiredo, situada em Canas de Santa Maria, constatou-se uma forte dinâmica motivacional para a aprendizagem e a evolução. Contudo, a equipa depara-se com um problema estrutural, nomeadamente o rácio muito elevado de unidades ponderadas por médico e enfermeiro, impossibilitando assim, um trabalho clínico de qualidade e levando a equipa clínica à exaustão.

Em suma, uma vez mais se comprovou a utilidade deste programa de visitas. Segundo Cristina Afonso, Vogal da Direção, “criar proximidade entre os profissionais e a USF-AN, promover o diálogo, identificar as necessidades sentidas no terreno, bem como as potencialidades das equipas numa lógica de partilha contribui para as estratégias futuras da USF-AN na defesa das USF”.

Foi notória a disponibilidade das equipas a esta iniciativa da USF-AN, com participação ativa dos vários profissionais, demonstrando a força de querer fazer mais e melhor!

Foi comum a todas as USF da cidade de Viseu, o desinvestimento existente na renovação e manutenção das instalações, do material informático (computadores e baixa largura de banda) e demora extrema na aplicação dos Incentivos Institucionais, nomeadamente na entrega do material e equipamento escolhido.

Nesse sentido, a Direção da USF-AN propõe que ocorra o mais rapidamente possível, a execução em todos os ACeS com o apoio das ERA e das USF o levantamento exaustivo e rigoroso das necessidades de substituição dos equipamentos (clínicos e outros como material informático) e de manutenção dos espaços físicos em todas as USF (e UCSP), devendo resultar um plano de investimento plurianual para substituição dos equipamentos identificados, devendo esse plano ser público.

O Presidente da Direção das USF-AN lançou o desafio de ser criado o Núcleo de Viseu, com estreita ligação à USF-AN.

A Direção da USF-AN continua a aceitar candidaturas para a constituição de Núcleos Regionais.

Todas as USF podem solicitar uma visita, fazendo a mesma através do link: https://goo.gl/forms/F291tj2w2VtI6HXE3

 

Por uma relação de proximidade!

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!