Petição a favor da defesa das USF – pela saúde dos cidadãos

«USF PARA TODOS – SAÚDE PARA TODOS OS CIDADÃOS»
– Fim de cotas para USF! Fim do País a Duas Velocidades!
 
 

O modelo USF (Unidades de Saúde Familiar) tem demonstrado, ao longo destes 10 anos, a sua mais-valia para o cidadão e para o SNS (Serviço Nacional de Saúde).As USF oferecem:

  • Uma equipa de saúde familiar;
  • Ausência de utentes sem médico de família;
  • Mais acesso qualificado sem filas de espera;
  • Consultas programadas a tempo e horas ao longo do ciclo de vida;
  • Melhores cuidados na doença aguda e crónica;
  • Mais eficiência com diminuição das idas às urgências e menos internamentos hospitalares.

As USF garantem também:

  • Planeamento de atividades em função de objetivos e ganhos em saúde;
  • Avaliação contínua e transparência (BI-CSP);
  • Utilizadores informados e envolvidos;
  • Investimento na formação contínua dos profissionais.

A implementação do modelo USF produziu uma notável alteração na realidade dos cuidados de saúde primários (CSP) em Portugal, com um impacto que transcende as próprias USF e a população nelas inscritas, pelo efeito catalisador que teve sobre todas as unidades prestadoras de cuidados de saúde.

Temos agora utentes e profissionais mais satisfeitos, mais e melhores cuidados e mais eficiência. Os resultados obtidos pelas USF nas várias áreas contratualizadas e todos os estudos que têm vindo a ser realizados demonstram isto mesmo. (ver estudo da CNCSP)

No entanto, esta realidade não é ainda a realidade do país, dado que 40% dos portugueses não usufrui deste modelo de prestação de cuidados, facto gerador de iniquidades importantes e desigualdades.

Acresce a este problema o forte desinvestimento verificado nos últimos anos na implementação do modelo, sendo a face mais visível deste desinvestimento, a não criação de USF de modelo B no ano de 2017 e 2018.

Assim, pela saúde dos cidadãos e pela sustentabilidade do SNS, urgem medidas legislativas que acabem com as cotas para novas USF, apoiem a criação de novas USF e eliminem as cotas à evolução para USF de modelo B.

Por um SNS de excelência, por CSP de qualidade, assine a Petição a favor da defesa das USF – pela saúde dos cidadãosFim de cotas para USF!

Por favor partilhe por todos os canais de comunicação a que tem acesso. Vamos levar esta petição a todos os cidadãos, para que em massa estejamos representados na Assembleia da República.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!