Paulo Mendo homenageado como Sócio Honorário

A USF-AN homenageou o ex Ministro da Saúde Dr. Paulo Mendo, no âmbito das comemorações do Decreto-Lei 310/82  que consagrou o regime legal das Carreiras Médicas.

O mais recente Sócio Honorário da USF-AN foi homenageado na Cerimónia de Encerramento do 4º Encontro Nacional das USF.

O texto de homenagem foi proferido pela Dra. Maria João Botelho, coordenadora da USF Manuel Rocha Peixoto:

Nasceu em 1932.

Licenciado pela Faculdade de Medicina do Porto, especializou-se em Neurologia tendo sido discípulo e colaborador de Corino de Andrade. Fundou e dirigiu o primeiro Serviço Português de Neurorradiologia no Hospital de Santo António, no Porto.

Sócio honorário da Sociedade Europeia de Neurorradiologia.Diretor do Hospital de Santo António de 1986 a 1993. Professor agregado convidado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar até 1988, tendo sido Presidente do seu Conselho Diretivo de 1984 a 1988.

Secretário de Estado da Saúde de 1976 a 1977 e de 1981 a 1983. Ministro da Saúde de 1993 a 1995.

Presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Santo António.

Este poderia ser um muito breve resumo duma carreira de mérito. Mas seria seguramente um resumo frio e incompleto de alguém que se distinguiu como governante por ter acrescentado valor ao Serviço Nacional de Saúde que ajudou a criar e a desenvolver. Ou, se quisermos utilizar um termo que lhe é particularmente caro – à Joia da Coroa da nossa Democracia.

O Dr. Paulo Mendo, a quem hoje, aqui, publicamente nos dirigimos, faz parte do grupo restrito e imprescindível de dirigentes que se distinguem e afirmam na sociedade pela sua capacidade visionária e cultura de serviço. Estamos a comemorar 30 anos da publicação do Decreto-Lei 310/82 que consagrou o regime legal das Carreiras Médicas.

Em 1982 este diploma traduziu finalmente, em letra de lei, a necessidade de estruturação do trabalho médico, proposta no célebre “Relatório das Carreiras” de 1961, coordenado por Miller Guerra. Aprovado em 17 de Julho e publicado em 3 de Agosto, sob a forma de Decreto-Lei, no decurso da sua segunda passagem pela então Secretaria de Estado da Saúde, constituiu um marco absolutamente decisivo para o arranque, consolidação e desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde criado 3 anos antes. Ao criar a Carreira de Clínica Geral com um perfil claramente inovador e orientado para a prestação de cuidados primeiros, globais e integrados em contexto familiar, é dado o impulso decisivo para a história de sucesso de todos conhecida e aqui evocada.

A Saúde Familiar, praticada com a diferenciação técnico-científica que hoje conhecemos, organizada de forma integrada em contexto multiprofissional e responsável pelos resultados que nos orgulham no contexto das nações tem, na ação técnica, política e governativa do Dr. Paulo Mendo, o ponto de partida decisivo e a marca de qualidade inerente. Deste modo, a USF-AN, no quadro dos seus estatutos, e por deliberação da Assembleia Geral realizada a 11 de maio de 2012, decidiu atribuir ao Dr. Paulo Mendo, o título de Sócio Honorário desta associação multiprofissional, pelos relevantes serviços prestados à Saúde em Portugal e, particularmente, pela indelével marca do seu pensamento e da sua ação, na construção do modelo de estruturação das carreiras médicas, dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) e do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Muito embora tenha sido esta a redação aprovada e que consta do ata e do diploma que lhe iremos entregar, … aqui, … agora, … ao seu lado… e em sintonia com um sentir de profissionais de saúde que praticamos… e de cidadãos que somos, … só encontramos uma forma de lhe expressar, de viva voz, a nossa… estima, admiração, carinho e gratidão. É dizer-lhe, tão só, … OBRIGADO Dr. Paulo Mendo.

Guimarães, 12 de maio de 2012

Cerimónia de Encerramento

4.º Encontro Nacional das Unidades de Saúde Familiar

paulo mendo 2 paulo_mendo3.jpg

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!