PASSAGEM A USF DE MODELO B

COMUNICADO

O Despacho n.º 6739-A/2016 para a criação de novas USF e transição entre modelos foi publicado a 20 de maio.

Estamos a 11 de julho e não há qualquer tipo de novidades, a não ser todos sabermos desde longa data que temos mais USF com Parecer Técnico favorável para transitarem para modelo B do que as vagas abertas, devido à manutenção da não conformidade do Despacho em manter a distribuição de vagas por ARS para USF de modelo B.

O Despacho, como alertamos na devida altura, burocratizou e hierarquizou todo o processo, obrigando as propostas a seguirem para a ACSS e depois para o SEAS, sem definir os prazos máximos que cada entidade deve respeitar, criando o inevitável arrastamento da situação.

Passado mais de 1 mês desde a publicação do despacho sobre a matéria, ainda não se conhece quando é que as equipas terão luz verde para iniciar o que já conquistaram há longa data por direito próprio.

Neste momento, temos Enfermeiros e Secretários Clínicos que não receberão os devidos Incentivos Financeiros, uma vez que já não poderão fazer 6 meses de contratualização em modelo B.

Tudo isto é incompreensível e inaceitável, tendo em conta que se está a passar exatamente o mesmo que se passou com o anterior Governo, criticado na altura pela oposição.

A USF-AN está convicta de este não é o caminho para o relançamento da Reforma dos CSP, exigindo que as USF que devem evoluir para modelo B iniciem funções no dia 1 de agosto de 2016.

Notificamos o Senhor Secretário de Estado Adjunto da Saúde, Dr. Fernando Araújo, sobre este incumprimento, exigindo esclarecimento sobre o mesmo.

LER OFÍCIO AQUI

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!