2012, Ano de Viragem

A USF-AN realizou as “Oficinas Estratégicas 2012”, no dia 7 de março, em Coimbra, reunindo a nível nacional vários líderes e profissionais dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) e das USF, de onde resultaram várias seguintes conclusões. A USF-AN considera que as USF necessitam de uma clara e rigorosa definição dos seus princípios e das suas características, tendo construído um “BI das USF” que tornará público no 4º Encontro Nacional das USF. O sucesso das USF é possível devido à iniciativa de equipas multiprofissionais motivadas, porque compensa trabalhar bem, com autonomia e responsabilidade, avaliação e contratualização.

 

2012, o Ano de Viragem nos Cuidados de Saúde em Portugal

A USF-AN realizou as “Oficinas Estratégicas 2012”, no dia 7 de março, em Coimbra, reunindo a nível nacional vários líderes e profissionais dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) e das USF, de onde resultaram as seguintes conclusões:

Portugal criou 317 USF e tem mais de 100 candidaturas, estando assim criadas as condições para a maioria da população portuguesa beneficiar deste inovador modelo de prestação de cuidados. Essa já é a realidade nos distritos do Porto, Braga e Aveiro.

2012 é assim um ano de viragem.

O sucesso das USF é possível devido à iniciativa de equipas multiprofissionais motivadas, com autonomia e responsabilidade, avaliação e contratualização.

A USF-AN considera que as USF necessitam de uma clara e rigorosa definição dos seus princípios e das suas características, tendo construído um “BI das USF” que tornará público no 4º Encontro Nacional das USF.

Justificando-se a revisão da legislação das USF este ano, ela deve respeitar o referido BI e tem de ser objeto de diversificados contributos, debate e participação, com forte envolvimento dos profissionais na análise da experiência vivida e no desenho das alterações a introduzir, cujo resultado final deve conduzir a uma situação mais justa, equilibrada e avançada do que a anterior e não a um retrocesso.

O 4º Encontro Nacional das USF, nos dias 10, 11 e 12 de maio, na Capital Europeia da Cultura, em Guimarães, vai ser uma forte afirmação e a grande montra das USF e dos CSP em Portugal e no mundo.

O primado dos CSP e a articulação com os diferentes níveis de cuidados, hospitalares e continuados, vai ser um dos principais temas, no sentido de implementar processos assistenciais integrados (PAI) e garantir que o doente receba os melhores cuidados de saúde, disponíveis, atempados, custo – efetivos e comparáveis.

2012 é assim um ano decisivo para o rumo das USF e dos CSP, para a saúde e a sociedade portuguesa, em que a USF-AN, promovendo a partilha, a formação e investigação, contribuirá para transformar ameaças em oportunidades, continuar o caminho de afirmação da nova cultura de cuidados de saúde, de proximidade e de qualidade, fazendo de 2012, O ANO DE VIRAGEM NOS CUIDADOS DE SAÚDE EM PORTUGAL, no contexto mais vasto de consolidação do SNS.

A Direção da USF-AN

Para consultar o comunicado completo – clique aqui

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!