Jornadas da Saúde e do Desporto nos CSP | a saúde e o desporto de mãos dadas

As Jornadas da Saúde e do Desporto nos Cuidados de Saúde Primários decorreram nos passados dias 19 e 20 de outubro nas instalações do Museu D. Diogo de Sousa em Braga.

 O programa integrou uma equipa multidisciplinar, reunindo mais de 3 dezenas de profissionais de diferentes especialidades médicas, da área de enfermagem, de nutrição e ainda das áreas executivas e legislativas representativas do município. O evento cuja organização esteve a cargo do Círculo de Internos do Núcleo de Braga da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiares (USF-AN) contou com a participação de cerca de duas centenas de profissionais da área da saúde. Entre outros, destaque para a abordagem de temas como: promoção de estilos de vida saudáveis, atividade física em grupos vulneráveis, nomeadamente, em grávidas, crianças e idosos, além de grupos com diagnóstico de patologias como diabetes ou, ainda, doenças oncológicas, debate acerca dos mitos e verdades da prática desportiva, das diferentes modalidades, bem como, da adequação das necessidades nutricionais ou de suplementação.

Entre as diferentes sessões foi promovida a prática de atividade física através de uma pausa ativa em que todos os intervenientes tiveram a oportunidade de participar, sob a orientação de um técnico de educação física. No final do primeiro dia houve ainda a possibilidade de participar numa aula de bodycombat e bodyattack realizada ao ar livre.

No segundo dia do evento os participantes tiveram a oportunidade de frequentar workshops acerca da prescrição de exercício físico, das particularidades do exame médico-desportivo, do treino de exame osteoarticular (do ombro, joelho e coluna) e da promoção da ginástica laboral.

A sessão de encerramento culminou com a atribuição de dois prémios e duas menções honrosas aos melhores trabalhos apresentados em formato poster, no contexto do tema da promoção da saúde e da prática desportiva, ao nível dos cuidados de saúde primários.

Foram dois dias de entrega e partilha absolutas em que todos os intervenientes tiveram a oportunidade de aprimorar os seus conhecimentos na prestação de cuidados num contexto multidisciplinar com um carácter eficiente, tendo em vista a obtenção de maiores ganhos em saúde. O Círculo de Internos do Núcleo de Braga da USF-AN fez um balanço positivo destes dois dias de trabalho e demonstrou a sua vontade em replicar estas iniciativas no futuro.

O Círculo de Internos do NB-USFAN

Conclusões e informação do evento aqui

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register