O humor e a felicidade são as estrelas do 5º Encontro Nacional das USF

A USF-AN promove, entre os dias 9 e 11 de maio, o seu 5º Encontro Nacional das USF, a decorrer no ISCTE e no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária. Os principais temas deste ano serão o humor e a felicidade como reflexo da progressiva melhoria dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal e como antídotos para o contexto atual de crise que o país atravessa. Este Encontro procura retratar as USF como organizações positivas, campo de uma cultura organizacional de coragem, esperança, otimismo, criatividade, autonomia, responsabilidade, cooperação e cidadania, que ativam o que de melhor existe em cada pessoa e a excelência e o desenvolvimento organizacional.

O Encontro vai também centrar-se em formas de garantir a saúde dos profissionais que asseguram o funcionamento de uma USF, bem como em métodos de alívio da dor e tratamento de doenças crónicas, para o lado do utente. Farão parte da agenda de trabalhos ‘workshops’ e palestras sobre técnicas de relaxamento, gestão de equipas, métodos de organização da agenda diária de consultas e sobre as melhores estratégias para aumentar o bem-estar psicológico de médicos, enfermeiros e secretários clínicos (com o devido enquadramento do impacto do stress na qualidade e quantidade do serviço prestado), afinal a felicidade dos profissionais é também essencial para uma melhor gestão da saúde individual e coletiva. Entre os ‘workshops’ incluídos no programa, conta-se com uma sessão dedicada à Escrita Criativa, já tida como contributo para a prevenção do síndrome de ‘burnout’, bem como um excelente instrumento para a consolidação e desenvolvimento da própria equipa de profissionais de saúde quando realizada em grupo.

Desde 2006, as USF têm vindo a afirmar-se como o novo modelo para os Cuidados de Saúde Primários. A par desta evolução no sentido de uma melhor e maior cobertura dos serviços de saúde em Portugal, a USF-AN tem acompanhado profissionais e utentes de forma regular através da sua atividade diária, no âmbito da formação profissional e da representação do setor junto das forças políticas, e também através dos encontros que promove e organiza todos os anos. Entre os oradores confirmados para as sessões plenárias a decorrerem neste 5.º Encontro Nacional das USF estão o Prof. Doutor Alfredo Bruto da Costa, Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, o Prof. Doutor Constantino Sakellarides, Presidente da Fundação SNS, e D. Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas e de Segurança e Presidente da Comissão Episcopal das Migrações e Turismo.

Uma sociedade que se quer desenvolvida, equitativa e produtiva é uma sociedade fundada numa população saudável, solidária, aberta, que consulta a inteligência coletiva para fazer as melhores escolhas e que acredita que pode e consegue fazer o que é necessário no sentido de otimizar a vida de todos. O 5.º Encontro das USF será mais um passo para atingirmos esse objetivo.


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register