USF-AN apoia a Greve dos Médicos

PELA DEFESA DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE!

POR SERVIÇOS DE QUALIDADE, POR CUIDADOS UNIVERSAIS

PELA CONTINUAÇÃO E CRIAÇÃO DE NOVAS EQUIPAS DE SAÚDE – MAIS USF

PELA DEFESA E APROFUNDAMENTO DA REFORMA DOS CSP

 

A reforma dos Cuidados de Saúde Primários tem sido uma aposta fundamental na Qualidade.

Não é possível manter cuidados universais e de qualidade aos portugueses, manter o Serviço Nacional de Saúde (SNS), sem ao mesmo tempo manter equipas de profissionais de saúde, com carreiras e condições de trabalho dignas, à altura das suas responsabilidades.

A mais recente medida do Ministério da Saúde, ao publicar um concurso para entregar a empresas privadas as contratações de médicos, sem obrigatoriedade de especialidade, tendo como único critério o mais baixo custo por hora, para além de pretender destruir a contratação coletiva e as carreiras médicas, visa eliminar também a qualidade e a segurança da profissão médica e dos cuidados prestados.

A médio prazo, esta medida, associada à exclusão de utentes, com o critério único de não utilização dos serviços, assim como o aumento indiscriminado das listas de utentes, levará à destruição da especialidade de Medicina Geral e Familiar (MGF), com a consequente destruição dos CSP e das USF.

Os portugueses têm direito à saúde, ao melhor SNS e não ao pior.

Os médicos jovens não podem ser vítima de modernos processos de recrutamento que não são mais do que a reedição no século XXI de práticas antigas de trabalhadores a saldo e que colocam em causa a qualidade dos cuidados.

Em defesa da saúde e da qualidade dos cuidados a USF-AN apoia a greve dos médicos, dos dias 11 e 12 de julho, segura de que estes dois dias de protesto são um contributo para que as USF continuem e evoluam nos melhores padrões de qualidade, mantenham e melhorem o acesso, o desempenho, a continuidade de cuidados, a satisfação e a confiança mútuas.

Em tempo de crise, continuar e acelerar a reforma dos Cuidados de Saúde Primários é um imperativo nacional para manter cuidados de qualidade à população e a sustentabilidade do SNS.

 

Veja o Comunicado Oficial da USF-AN aqui

 

 

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register