Falha de vacinas da gripe nos CSP

Depois das Administrações Regionais de Saúde (ARS) terem comunicado às Unidades Funcionais (UF) dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) que só chegarão mais vacinas contra a gripe no final deste mês, situação que consideramos lamentável e que, na fase em que estamos, complica a gestão diária das próprias Unidades, quer pela necessidade de reagendamentos quer pela pressão que os utentes fazem sobre as suas equipas de saúde familiar, vemos agora a Senhora Diretora Geral da Saúde a informar que não haverá vacinas para todos.

Neste momento, as unidades têm muito poucas vacinas, sendo que muitas delas já não têm nenhuma, pelo que nos próximos dias a maioria das unidades ficará certamente sem doses para administrar.

Assistimos por isso e uma vez mais, a uma desvalorização do trabalho das equipas dos CSP (Cuidados de Saúde Primários), na medida em que se propagandeou o início da vacinação para a gripe e, na verdade, estas equipas estão agora obrigadas a “marcar e desmarcar” perante o utente, que certamente tinha outras expectativas.

Agravando a situação, a Senhora Diretora Geral da Saúde admite que “como há uma grande procura, algumas pessoas vão ficar sem vacina,(…) basta fazer contas.”.

A USF-AN não pode compactuar com estas falhas e por isso denuncia, uma vez mais esta situação. 

Esperamos que no final a situação se resolva, que este e todos os processos de aquisição sejam preparados atempadamente e que se invista realmente nos armazéns avançados, uma vez que estes permitiriam uma gestão adequada de todos os recursos necessários por todos os intervenientes.

A Direção

IMPRENSA NACIONAL

Antena 1

Jornal de Notícias

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!