ESPECIALIDADE DE ENFERMAGEM DE SAÚDE FAMILIAR – UMA REALIDADE

No Encerramento do 8º Encontro Nacional das USF, em maio de 2016, na qual esteve representada a Ordem dos Enfermeiros, publicamente foi assumido que a Especialidade de Enfermagem de Saúde Familiar iria ser definida e desenvolvida.

Após essa data, todos os trabalhos centrados nesta matéria decorreram com bom ritmo, tendo a USF-AN constituído uma Delegação para os acompanhar e colaborar, destacando-se a reunião promovida pela ACSS no passado dia 8 de junho, na qual foi possível uma discussão alargada sobre esta matéria (ver informação aqui).

Aos 26 de outubro de 2016, finalmente vemos a publicação da Portaria n.º 281/2016, que dá como concluídas as experiência-piloto de implementação do Enfermeiro de Família, definidas pela Portaria n.º 8/2015 de 12 de janeiro, e define a criação de um grupo de trabalho e acompanhamento de boas práticas do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde familiar.

Terá agora a Ordem dos Enfermeiros um papel importantíssimo, nomeadamente a criação de um enquadramento profissional específico para o trabalho do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde familiar, que certifique o perfil de competências detidas e garanta a segurança e qualidade da prática clínica.

Estamos assim a trabalhar no sentido da prestação de cuidados de saúde centrados no utente, garantindo que cada cidadão terá a sua equipa de saúde.

A USF-AN continuará a colaborar no desenvolvimento desta profissão, garantindo para isso um contacto de proximidade com a Ordem dos Enfermeiros e Ministério da Saúde.

CONHEÇA A PORTARIA N.º 281/2016 AQUI

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register