ESPECIALIDADE DE ENFERMAGEM DE SAÚDE FAMILIAR – UMA REALIDADE

No Encerramento do 8º Encontro Nacional das USF, em maio de 2016, na qual esteve representada a Ordem dos Enfermeiros, publicamente foi assumido que a Especialidade de Enfermagem de Saúde Familiar iria ser definida e desenvolvida.

Após essa data, todos os trabalhos centrados nesta matéria decorreram com bom ritmo, tendo a USF-AN constituído uma Delegação para os acompanhar e colaborar, destacando-se a reunião promovida pela ACSS no passado dia 8 de junho, na qual foi possível uma discussão alargada sobre esta matéria (ver informação aqui).

Aos 26 de outubro de 2016, finalmente vemos a publicação da Portaria n.º 281/2016, que dá como concluídas as experiência-piloto de implementação do Enfermeiro de Família, definidas pela Portaria n.º 8/2015 de 12 de janeiro, e define a criação de um grupo de trabalho e acompanhamento de boas práticas do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde familiar.

Terá agora a Ordem dos Enfermeiros um papel importantíssimo, nomeadamente a criação de um enquadramento profissional específico para o trabalho do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde familiar, que certifique o perfil de competências detidas e garanta a segurança e qualidade da prática clínica.

Estamos assim a trabalhar no sentido da prestação de cuidados de saúde centrados no utente, garantindo que cada cidadão terá a sua equipa de saúde.

A USF-AN continuará a colaborar no desenvolvimento desta profissão, garantindo para isso um contacto de proximidade com a Ordem dos Enfermeiros e Ministério da Saúde.

CONHEÇA A PORTARIA N.º 281/2016 AQUI

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!