Encerramento de SASU prejudica CSP

O possível encerramento de SASU e o fim de alargamentos de horário de USF, contraria a necessidade de reforço dos CSP, assumida como prioridade pelo governo.

 

 

O possível encerramento de SASU e o fim de alargamento de horários de USF, contraria a necessidade de reforço dos CSP, assumida como prioridade pelo governo.

A USF-AN considera que medidas avulsas deste tipo não fazem qualquer sentido quando a Comissão para a Reestruturação da Rede de Urgências designada pelo Governo ainda não publicou qualquer relatório ou conclusões.

A pedido desta Comissão a USF-AN emitiu um parecer, onde faz uma avaliação da situação e aponta as medidas coerentes com uma visão de economia de saúde ao contrário das propostas atuais ditadas por critérios meramente financeiros e de curto prazo, não fazendo qualquer sentido para os portugueses e para o país. 
Contrariamente ao que alguns defendem propomos criar alargamento de horário nas unidades funcionais dos CSP (USF, UCSP, UCC) sempre que se justifique, para que estes assumam as situações de “doença aguda não urgente/emergente” para além dos dias úteis, das 8 às 20 horas, assim como dar prioridade às situações urgentes ou emergentes orientadas e referenciadas pelos CSP no atendimento pelos SU dos hospitais, evitando assim o recurso direto aos SU de situações de “doença aguda não urgente/emergente”.

Consulte o parecer  da USF-AN aqui

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register