DIREÇÃO DA USF-AN CONTINUA O PROGRAMA DE VISITAS ÀS USF NA CIDADE DE VIANA DO CASTELO

No passado dia 21 de fevereiro, uma delegação composta pelo Presidente da Direção, João Rodrigues, o Vice-presidente, Mário Rua e Secretário, Paulo Santos, acompanhados pelos dois colaboradores da Associação, deslocaram-se até Viana do Castelo para dar continuidade ao importante PROGRAMA DE VISITAS às USF.

As USF visitadas, a saber, USF Tiago de Almeida, USF Gil Eanes e USF Cuidarte, mostraram, desde logo, total abertura e disponibilidade para receber a comitiva USF-AN nas suas instalações. De salientar que a primeira abordagem feita sobre a possibilidade de visita foi realizada num evento da USF-AN, em Braga, no qual, agradavelmente, a Direção da USF-AN foi convidada pelo médico de família Manuel João Carneiro a dar continuidade ao seu programa no distrito de Viana do Castelo.

Além do médico Manuel João Carneiro, fomos recebidos e acompanhados pelo Diretor Clínico para a área dos CSP da ULS Alto Minho, Dr. António Fradão, e Coordenadores(as) Fátima Fonseca (USF Tiago de Almeida), José Silva da Cunha (USF Gil Eanes) e Miguel Alvarez Franco (USF Cuidarte).

Nestas visitas, a Direção da USF-AN encontrou equipas motivadas, resilientes, bem organizadas e dispostas a superarem-se e desenvolverem-se, sempre com o utente no centro das suas atividades.
Apesar de todas as USF visitadas estarem em modelo organizativo A, foi notória a vontade que manifestaram em evoluir para modelo B, estando já duas delas em fase final de avaliação.

Estas USF estão inseridas em infraestruturas agradáveis, no entanto, referem que não existe o investimento e monitorização necessários para aproveitar o potencial das mesmas. Como se tem verificado no contacto com outras unidades do país, os problemas relacionados com os sistemas de informação são evidentes, nomeadamente com a rede, assim como, o pouco apoio organizado das Unidades de Apoio à Gestão dos ACeS.

Para a Direção da USF-AN é extremamente importante alimentar a rede de partilha, permitindo assim o estreitamento de canais de comunicação entre as diferentes Unidades, seja dentro do Centro de Saúde, seja fora dele. Foi com enorme entusiasmo que João Rodrigues desafiou as Unidades visitadas a conhecerem outras Unidades Funcionais, desenvolvendo para isso visitas entre elas, aprendendo e partilhando o que melhor fazem pelos seus utentes.

Na última visita do dia, à USF Cuidarte, com recente início de atividade a 2 de novembro de 2016, a Direção da USF-AN saudou o Senhor Coordenador pelo passo dado na constituição de uma nova USF, reconhecendo igualmente a vontade e ambição que este demonstrou em se desenvolverem e crescerem enquanto Equipa.

Uma vez mais, com a visita a Viana do Castelo, a Direção da USF-AN conheceu, aprendeu e cresceu, o que fortemente contribuirá para alinhar uma estratégia de proximidade no desenvolvimento das suas ações.

À semelhança do que tem acontecido na operacionalização deste programa de visitas, foi lançado o desafio de criação de um Núcleo Regional de Viana do Castelo, com organização funcional e técnica autónomas, estando a Direção da USF-AN disponível para apoiar, colaborar e acolher as suas iniciativas de promoção da Saúde e partilha nos CSP.

A Direção da USF-AN continua a aceitar candidaturas para a constituição de Núcleos Regionais.
Todas as USF podem solicitar uma visita, fazendo a mesma através do link: https://goo.gl/forms/F291tj2w2VtI6HXE3

Por uma relação de proximidade!

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register