DIREÇÃO DA USF-AN CONTINUA O PROGRAMA DE VISITAS ÀS USF NA CIDADE DE VIANA DO CASTELO

No passado dia 21 de fevereiro, uma delegação composta pelo Presidente da Direção, João Rodrigues, o Vice-presidente, Mário Rua e Secretário, Paulo Santos, acompanhados pelos dois colaboradores da Associação, deslocaram-se até Viana do Castelo para dar continuidade ao importante PROGRAMA DE VISITAS às USF.

As USF visitadas, a saber, USF Tiago de Almeida, USF Gil Eanes e USF Cuidarte, mostraram, desde logo, total abertura e disponibilidade para receber a comitiva USF-AN nas suas instalações. De salientar que a primeira abordagem feita sobre a possibilidade de visita foi realizada num evento da USF-AN, em Braga, no qual, agradavelmente, a Direção da USF-AN foi convidada pelo médico de família Manuel João Carneiro a dar continuidade ao seu programa no distrito de Viana do Castelo.

Além do médico Manuel João Carneiro, fomos recebidos e acompanhados pelo Diretor Clínico para a área dos CSP da ULS Alto Minho, Dr. António Fradão, e Coordenadores(as) Fátima Fonseca (USF Tiago de Almeida), José Silva da Cunha (USF Gil Eanes) e Miguel Alvarez Franco (USF Cuidarte).

Nestas visitas, a Direção da USF-AN encontrou equipas motivadas, resilientes, bem organizadas e dispostas a superarem-se e desenvolverem-se, sempre com o utente no centro das suas atividades.
Apesar de todas as USF visitadas estarem em modelo organizativo A, foi notória a vontade que manifestaram em evoluir para modelo B, estando já duas delas em fase final de avaliação.

Estas USF estão inseridas em infraestruturas agradáveis, no entanto, referem que não existe o investimento e monitorização necessários para aproveitar o potencial das mesmas. Como se tem verificado no contacto com outras unidades do país, os problemas relacionados com os sistemas de informação são evidentes, nomeadamente com a rede, assim como, o pouco apoio organizado das Unidades de Apoio à Gestão dos ACeS.

Para a Direção da USF-AN é extremamente importante alimentar a rede de partilha, permitindo assim o estreitamento de canais de comunicação entre as diferentes Unidades, seja dentro do Centro de Saúde, seja fora dele. Foi com enorme entusiasmo que João Rodrigues desafiou as Unidades visitadas a conhecerem outras Unidades Funcionais, desenvolvendo para isso visitas entre elas, aprendendo e partilhando o que melhor fazem pelos seus utentes.

Na última visita do dia, à USF Cuidarte, com recente início de atividade a 2 de novembro de 2016, a Direção da USF-AN saudou o Senhor Coordenador pelo passo dado na constituição de uma nova USF, reconhecendo igualmente a vontade e ambição que este demonstrou em se desenvolverem e crescerem enquanto Equipa.

Uma vez mais, com a visita a Viana do Castelo, a Direção da USF-AN conheceu, aprendeu e cresceu, o que fortemente contribuirá para alinhar uma estratégia de proximidade no desenvolvimento das suas ações.

À semelhança do que tem acontecido na operacionalização deste programa de visitas, foi lançado o desafio de criação de um Núcleo Regional de Viana do Castelo, com organização funcional e técnica autónomas, estando a Direção da USF-AN disponível para apoiar, colaborar e acolher as suas iniciativas de promoção da Saúde e partilha nos CSP.

A Direção da USF-AN continua a aceitar candidaturas para a constituição de Núcleos Regionais.
Todas as USF podem solicitar uma visita, fazendo a mesma através do link: https://goo.gl/forms/F291tj2w2VtI6HXE3

Por uma relação de proximidade!

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!