DIREÇÃO DA USF-AN CONTINUA A VISITAR AS USF DO PAÍS

Dando continuidade ao PROGRAMA DE VISITAS às USF, quatro delegações da Direção da USF-AN visitaram unidades de saúde familiar dos distritos de Coimbra (USF Condeixa e USF Topázio), de Vila Real (USF Nova Mateus, USF Fénix, USF Nuno Grande e USF Corgo), de Aveiro (USF Beira Ria, USF Flor de Sal e USF Salvador Machado) e de Braga (USF Ronfe e USF Nova Estação).

 

Estas visitas, que aconteceram durante os últimos dias de novembro, constituíram momentos de proximidade e partilha entre a Direção da USF-AN e as equipas. Nas várias USF foi feito um levantamento das necessidades e dificuldades sentidas pelos profissionais e, sempre que possível, foram sugeridas soluções.

 

Alguns problemas, como a ineficiência dos sistemas de informação e a sobrecarga assistencial e burocrática, afetam de modo transversal todas as unidades, gerando angústia nos profissionais e prejudicando o desempenho das USF.
Em determinadas regiões e unidades, verificaram-se instalações e equipamento degradados e articulação ineficiente com estruturas dos ACeS, hospitais e poder local; os obstáculos à mobilidade dos profissionais são outro problema identificado pelas equipas como área prioritária de intervenção.

 

Os pontos positivos são extremamente significativos, tendo sido com agrado que a Direção da USF-AN encontrou equipas coesas, organizadas e motivadas para manter e melhorar a resposta às necessidades da comunidade que servem. A melhoria contínua da qualidade assume-se como o lema das equipas das USF, estando algumas das unidades visitadas inseridas em Processos de Acreditação.

 

Ao longo destes dias, a Direção da USF-AN, “cresceu, aprendeu e conheceu diferentes realidades, o que certamente contribuirá para as suas estratégias futuras na promoção, defesa e desenvolvimento das USF e dos CSP”, afirma João Rodrigues, Presidente da Direção.

 

A USF-AN vai continuar com o PROGRAMA DE VISITAS ÀS USF, tendo já agendadas visitas a USF de Lisboa e Vale do Tejo.

 

Segundo o Presidente da Direção, “para além do contacto com o terreno e o conhecimento das dificuldades, temos como grande objetivo aumentar a rede de partilha e diálogo entre as Unidades vizinhas, promovendo e apoiando a criação de Núcleos Regionais, com organização funcional e técnica autónomas”.

 

A Direção da USF-AN continua a aceitar candidaturas para a constituição de Núcleos Regionais.

 

Todas as USF podem solicitar uma visita, fazendo a mesma através do link: https://goo.gl/forms/F291tj2w2VtI6HXE3

 

Por uma relação de proximidade!

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
A Direção da USF-AN

 

LER NOTÍCIA ALARGADA AQUI

PARTILHAMOS ALGUMAS IMAGENS

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!