DIREÇÃO DA USF-AN CONTINUA A VISITAR AS USF DO PAÍS

Dando continuidade ao PROGRAMA DE VISITAS às USF, quatro delegações da Direção da USF-AN visitaram unidades de saúde familiar dos distritos de Coimbra (USF Condeixa e USF Topázio), de Vila Real (USF Nova Mateus, USF Fénix, USF Nuno Grande e USF Corgo), de Aveiro (USF Beira Ria, USF Flor de Sal e USF Salvador Machado) e de Braga (USF Ronfe e USF Nova Estação).

 

Estas visitas, que aconteceram durante os últimos dias de novembro, constituíram momentos de proximidade e partilha entre a Direção da USF-AN e as equipas. Nas várias USF foi feito um levantamento das necessidades e dificuldades sentidas pelos profissionais e, sempre que possível, foram sugeridas soluções.

 

Alguns problemas, como a ineficiência dos sistemas de informação e a sobrecarga assistencial e burocrática, afetam de modo transversal todas as unidades, gerando angústia nos profissionais e prejudicando o desempenho das USF.
Em determinadas regiões e unidades, verificaram-se instalações e equipamento degradados e articulação ineficiente com estruturas dos ACeS, hospitais e poder local; os obstáculos à mobilidade dos profissionais são outro problema identificado pelas equipas como área prioritária de intervenção.

 

Os pontos positivos são extremamente significativos, tendo sido com agrado que a Direção da USF-AN encontrou equipas coesas, organizadas e motivadas para manter e melhorar a resposta às necessidades da comunidade que servem. A melhoria contínua da qualidade assume-se como o lema das equipas das USF, estando algumas das unidades visitadas inseridas em Processos de Acreditação.

 

Ao longo destes dias, a Direção da USF-AN, “cresceu, aprendeu e conheceu diferentes realidades, o que certamente contribuirá para as suas estratégias futuras na promoção, defesa e desenvolvimento das USF e dos CSP”, afirma João Rodrigues, Presidente da Direção.

 

A USF-AN vai continuar com o PROGRAMA DE VISITAS ÀS USF, tendo já agendadas visitas a USF de Lisboa e Vale do Tejo.

 

Segundo o Presidente da Direção, “para além do contacto com o terreno e o conhecimento das dificuldades, temos como grande objetivo aumentar a rede de partilha e diálogo entre as Unidades vizinhas, promovendo e apoiando a criação de Núcleos Regionais, com organização funcional e técnica autónomas”.

 

A Direção da USF-AN continua a aceitar candidaturas para a constituição de Núcleos Regionais.

 

Todas as USF podem solicitar uma visita, fazendo a mesma através do link: https://goo.gl/forms/F291tj2w2VtI6HXE3

 

Por uma relação de proximidade!

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
A Direção da USF-AN

 

LER NOTÍCIA ALARGADA AQUI

PARTILHAMOS ALGUMAS IMAGENS

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional