Declarações da Sra. Bastonária da Ordem dos Enfermeiros – I Convenção Internacional dos Enfermeiros

COMUNICADO

Foi referido pela Sra. Bastonária, Ana Rita Cavaco, que os utentes que integram USF são selecionados pelos Coordenadores das Unidades, em que estes “escolhem os utentes que são menos complexos”.

Estas afirmações, da Sra. Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, proferidas na I Convenção Internacional dos Enfermeiros, na Alfândega do Porto, no passado dia 11 de maio, carecem de demonstração fundamentada, urgente e inequívoca. As USF são desde a sua criação, há mais de dez anos, uma comprovada mais-valia (ver resultados aqui) para o SNS e, principalmente, para a saúde e bem-estar dos Cidadãos.

As declarações colocam em causa a liberdade de escolha do Cidadão/Família à sua equipa de Saúde Familiar (Médico, Enfermeiro e Secretário Clínico) e, por isso, suscitam grande preocupação à Direção desta Associação, pela discriminação negativa no acesso a Cuidados de Saúde, em contexto USF, dos utentes mais complexos.

A USF-AN não aceita que afirmações desta gravidade aconteçam sem que os, alegados, prevaricadores (ARS, ACeS e USF) sejam identificados e confrontados com as provas que alicerçam as revelações. Ao fazê-lo, a Sra. Bastonária estará a contribuir para um maior desenvolvimento das equipas, uma prestação de Cuidados de Saúde Primários de qualidade e, consequentemente, melhor Serviço Nacional de Saúde. Da forma que o fez, generalizando, consideramos que só provoca destabilização às mais de 500 equipas que aderiram, voluntariamente, a este modelo de prestação de Cuidados de Saúde de Excelência e aos cerca de 3500 Enfermeiros que, diariamente, muitas vezes em condições adversas, elevam a sua profissão e dignificam a sua Ordem Profissional.  

Aproveitamos para convidar todos os interessados e, também, a Sra. Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a consultar o BI-CSP onde poderão, fundamentadamente, encontrar informação, do Ministério da Saúde, relativa à atividade assistencial associada aos Cuidados de Saúde Primários, nomeadamente nos ganhos em saúde e na acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde. 

Referimos ainda que a USF-AN desempenhará sempre um papel na defesa do SNS e dos CSP, colaborando com todas as instituições cujo papel seja relevante para a sua melhoria. Aguardaremos, assim a apresentação de esclarecimentos circunstanciados.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!