Criação de USF em contextos complexos

ATUALIZAÇÃO: Reunião marcada com a APMGF para o dia 25 de julho de 2019

Depois da reunião realizada entre a APMGF e a Senhora Secretária de Estado da Saúde (SES), cujo tema se centrou no apoio e impulso na criação de Unidades de Saúde Familiar (USF) em contextos complexos, indexado ao Projeto Beta da própria APMGF, a USF-AN solicitou a ambas entidades reunião, para que possamos conhecer e esclarecer todas as linhas do projeto.

As USF são o modelo de prestação de cuidados que melhor serve a nossa população, estando demonstrado em inúmeros estudos, garantindo ainda uma saúde financeira do SNS, bem como consideráveis ganhos em saúde. Por este motivo, desde longa data que temos exigido cobertura nacional de USF, possibilitando que todos os cidadãos tenham acesso a este modelo de prestação de cuidados de saúde.

As USF são as unidades elementares de prestação de cuidados de saúde, individuais e familiares, que assentam em equipas multiprofissionais, constituídas por médicos, por enfermeiros e secretários clínicos. Estas têm por missão a prestação de cuidados de saúde personalizados à população inscrita de uma determinada área geográfica, garantindo a acessibilidade, a globalidade, a qualidade e a continuidade dos mesmos.

As USF vivem das suas equipas multiprofissionais motivadas, portadoras de uma cultura de responsabilização partilhada e com práticas cimentadas na reflexão crítica e na confiança recíproca, constituindo o principal ativo e a mais-valia estratégica das mesmas. São também os intérpretes mais qualificados para conduzir a reforma dos CSP.

A USF-AN, desde a sua criação, tem sido uma organização que defende o modelo e acredita nas suas potencialidades, desejando a sua proliferação. Por este e outros motivos, a USF-AN irá tentar apurar os objetivos e linhas condutoras deste projeto apresentado pela APMGF, com o objetivo de dar contributos, potenciando desta forma o seu fim último, que é a prestação de cuidados de saúde de proximidade e qualidade.

Estamos igualmente sempre disponíveis para discutir a hipótese de encontrar soluções de modelos organizacionais que melhor possam dar resposta às populações do interior do país.

*Conheça o Ofício enviado à APMGF e SES

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!