Convite para participar no 12ºEN das USF | a coesão dos profissionais dos CSP é emergente!

Caro(a) Associado(a) e/ou Profissional de Saúde,

Pedimos a sua atenção para esta mensagem, pois o assunto é do interesse de todos!

Vivemos um momento crítico para a manutenção do trabalho em equipa e do modelo USF. Basta ver as atitudes do Ministério da Saúde e suas estruturas que, ano após ano, insistem em criar atritos no desenvolvimento e proliferação deste modelo de prestação de cuidados.

Todos sabemos que o modelo USF assenta na existência/passagem das USF de modelo A para modelo B. Sem a existência desta progressão, que tem por base a qualidade de prestação de cuidados de saúde e o desempenho da equipa, todo o modelo USF fica em causa.

Nos últimos anos, os profissionais de saúde elevaram o nível dos cuidados de saúde prestados, destacando-se o último no combate à pandemia COVID-19, onde estes foram um pilar essencial. Referimo-nos a todos os profissionais de saúde, onde se incluem, também, os dos cuidados de saúde primários (CSP) que, uma vez mais, mostraram a sua capacidade de organização e mobilização de recursos em prol da saúde e proteção da sua população. Mas, mesmo assim, não vemos o merecido investimento e mérito. Vemos, ao invés, manter-se as limitações e barreiras que ano após ano abalam estes profissionais dos CSP.

Posto isto, para a Direção da USF-AN, nunca o momento foi tão oportuno para a mudança!

Neste momento temos:

  1. Ausência de informação sobre a revisão do sistema retributivo das USF de modelo B – A USF-AN nunca teve resposta sobre esta matéria;
  2. Despacho n.º 4517/2021, de 4 de maio de 2021 – Despacho que define o número de USF de modelo A a constituir e o número de USF de modelo A que transitam para modelo B;
  3. PRESENÇA CONFIRMADA da Ministra da Saúde no 12º Encontro Nacional das USF.

É imperativo, no 12º Encontro Nacional das USF, obter todas as respostas e assumir compromissos futuros!

Sabemos que, como tem sido nos anos anteriores, provavelmente teremos, nos dias prévios ao Encontro, alguma informação relevante, como por exemplo a listagem das USF a transitar para B.

Mas isto não nos chega! Queremos mais! Queremos um sistema com fases bem definidas, que seja capaz de se ajustar às necessidades, evolução e características dos profissionais e equipas. Os nossos utentes merecem isso!

Não percamos esta oportunidade de confronto cara-a-cara, pois o modelo USF está sob pressão e só com o apoio e força de todos seremos capazes de o fazer vigorar. É vital a participação dos nossos associados e de todos os profissionais de saúde na discussão e no trabalho associativo, pois só assim conseguiremos demonstrar à Senhora Ministra da Saúde que estamos convictos de que construímos o melhor modelo para prestação de cuidados de saúde, as USF.

Mais do que nunca a coesão dos profissionais dos CSP é emergente para garantir a continuidade do modelo USF!

Contamos consigo!

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional