CONTRATUALIZAÇÃO EM 2014 – Resolução da USF-AN

A Direção da USF-AN (Unidades de Saúde Familiar – Associação Nacional), no seguimento das reuniões com as USF (Unidades de Saúde Familiar) realizadas nas regiões Norte, Centro e Sul, apresenta a seguinte resolução sobre o processo de contratualização em 2014.

Esta resolução tem em consideração o que é a contratualização, qual é a experiência anterior e está focada na necessidade de melhorar este eixo essencial da Reforma dos CSP.

DOCUMENTO COMPLETO – CLIQUE AQUI

Deve ser globalmente orientada pelo Plano Nacional de Saúde, ao nível local pelos Planos Locais de Saúde e ao nível das USF pelos respetivos Planos de Ação.A contratualização deve estar focada no cidadão, em ganhos de saúde e constituir assim um compromisso social. Para o garantir, deverão ser encontrados os meios e as formas de envolver o cidadão.

A contratualização deve ser global e não só a definição de indicadores a contratualizar, deve englobar todos os compromissos, designadamente recursos humanos, entre a USF, o ACeS e a Administração.

A contratualização é uma negociação entre duas partes com os mesmos direitos e traduzir-se-á num consenso, que vá para além de uma conjugação de interesses entre a administração e os profissionais de saúde.

A escolha dos indicadores a contratualizar deve ter em conta a prevalência dos problemas, a sua importância (gravidade), o impacto nos custos (eficiência), na saúde, qualidade de vida e satisfação dos cidadãos.

Tal como as metas, as taxas de esforço devem resultar de um equilíbrio entre exigência e exequibilidade.

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!