Carta aberta por melhores Cuidados de Saúde Primários

A vida, a saúde e os cidadãos exigem mais e melhores Cuidados de Saúde Primários!

A Associação Nacional das USF (USF-AN), a Ordem dos Enfermeiros (OE) e a Ordem dos Médicos (OM) consideram fundamental para a sociedade portuguesa que exista, desde já, um forte investimento nas Unidades de Saúde Familiar (USF) e nos Cuidados de Saúde Primários (CSP), para que se tenha um Serviço Nacional de Saúde (SNS) de proximidade e de qualidade.

As entidades acima convocaram uma conferência de imprensa para o dia 27 de fevereiro, 4ª feira, pelas 11 horas, na USF do Parque (CS de Alvalade), em Lisboa, onde divulgaram uma Carta Aberta ao Sr. Ministro da Saúde e à Comissão Parlamentar de Saúde da Assembleia da República, desafiando estas entidades a adotarem iniciativas e medidas que permitam combinar vontade política e capacidade operacional, para haver melhores Cuidados de Saúde Primários (CSP), mais enfermeiros e médicos nos CSP em Portugal e para que seja atribuída uma equipa de saúde familiar a todos os cidadãos e famílias.

De salientar que a ARS Lisboa e Vale do Tejo proibiu a realização da conferência de imprensa no interior da USF do Parque, atitude que o Bastonário da Ordem dos Médicos classificou de “salazarenta”. A conferência de imprensa destinada a divulgar o teor da carta aberta foi autorizada pelo coordenador da USF, Dr. Luís Rebelo e pela Diretora Executiva do ACeS Lisboa Norte, Dra. Manuela Peleteiro, mas foi desautorizada pelo vice-presidente da ARSLVT, Dr. Luís Pisco.

Anexamos o texto completo desta carta aberta

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register