USF-AN reúne com SEAS e confirma que as Comissões de Utentes vão avançar

Literacia em Saúde, participação da comunidade, voluntariado, avaliação da satisfação e financiamento de projetos participados na saúde são áreas que merecem um olhar atento da sociedade, do Governo e em especial dos utilizadores dos serviços de saúde, que se pretendem mais próximos e participados.

Com esta premissa, assumimos que as Comissões de Utentes são um princípio ativo na sociedade, especialmente na saúde. Estas deverão articular e alinhar os seus objetivos com os da Unidade de Saúde que representam, contribuindo desta forma para o alcance dos mesmos, consequentemente melhorando a qualidade dos serviços prestados e a saúde dos cidadãos.

Nesta linha de pensamento, foi com satisfação que no passado dia 20 de setembro, USF-AN e DECO reuniram com o Senhor SEAS, Dr. Fernando Araújo, com o objetivo de analisar medidas convergentes para facilitar a constituição formal destes pequenos órgãos potenciadores de ganhos em saúde e de de cuidados de saúde mais próximos.

Considerando que existe já um percurso formativo de 28 potenciais Comissões de Utentes, prontas para darem o seu contributo, tentamos, em conjunto com o Sr. SEAS e a CNCSP, encontrar uma estratégia que ultrapassasse os constrangimentos associados às taxas administrativas para a formalização legal destas Comissões de Utentes.

Neste sentido, é com satisfação que anunciamos que o Sr. SEAS emitirá um despacho com orientações claras para as ARS potenciarem a constituição destas Comissões de Utentes, uma vez que a participação cidadã encaixa perfeitamente com as linhas estratégicas do atual Governo para a área da saúde.

O apoio prestado pelas ARS passará pelo financiamento das taxas administrativas associadas à legalização das Comissões de Utentes.

USF-AN e DECO  têm em mãos a tarefa de dar continuidade a este projeto, aproveitando esta abertura do Sr. SEAS, devendo começar já a planear uma nova fase de formação para Comissões de Utentes emergentes.

Porque acreditamos ser possível potenciar a criação de contextos organizacionais favoráveis à mudança comportamental, e assim consequentemente contribuir para a humanização dos cuidados de saúde, estamos convictos de que este projeto nos permitirá dar um salto qualitativo na saúde.    

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional