USF-AN reúne com Presidente do CDS-PP

No passado dia 10 de julho, na sede do CDS-PP em Lisboa, João Rodrigues reuniu com Assunção Cristas e uma delegação do CDS-PP.

Esta reunião foi solicitada pela própria presidente do CDS-PP, tendo como objetivo inteirar-se da situação nacional no que diz respeito aos Cuidados de Saúde Primários (CSP), nomeadamente à evolução das USF e ao desenvolvimento ou não dos ACeS.

João Rodrigues aproveitou para dar algumas informações sobre o tema, focando alguns resultados do Estudo do Momento Atual da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários que é aplicado a todos os Coordenadores(as) das USF, apresentado no 10º EN das USF, que decorreu em Gondomar.

Comprovando a falta de investimento do atual Governo na Reforma dos CSP e nas USF, João Rodrigues destacou que:

  • Existe insatisfação perante a existência de cotas para evolução de USF modelo A para modelo B;
    • 91,46% das USF modelo A pretendem evoluir para USF de Modelo B;
  • Existe insatisfação perante a atual dimensão das listas de utentes;
  • Existe insatisfação perante o atual procedimento de aplicação de Incentivos Institucionais, que é burocrático, demorado e muitas vezes impossível de praticar/aplicar pelas próprias USF;
  • Existe insatisfação perante a ausência de criação da carreia do Secretariado Clínico;

Por tudo isto, dando especial destaque à missão que a USF-AN tem vindo a desenvolver – Fim de cotas para USF! – e que está inserida no Movimento Nacional em defesa das USF, tentamos, junto dos atores políticos, demonstrar a eficiência e produtividade das USF em relação ao modelo tradicional.

Contamos que as ideias trocadas contribuam para a defesa e desenvolvimento das USF, deixando o país de estar a duas velocidades.

Continuaremos disponíveis para colaborar e informar os nossos atores políticos, promovendo o investimento nas USF e nos cuidados de saúde de proximidade.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember meLost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register