USF-AN reúne com Presidente do CDS-PP

No passado dia 10 de julho, na sede do CDS-PP em Lisboa, João Rodrigues reuniu com Assunção Cristas e uma delegação do CDS-PP.

Esta reunião foi solicitada pela própria presidente do CDS-PP, tendo como objetivo inteirar-se da situação nacional no que diz respeito aos Cuidados de Saúde Primários (CSP), nomeadamente à evolução das USF e ao desenvolvimento ou não dos ACeS.

João Rodrigues aproveitou para dar algumas informações sobre o tema, focando alguns resultados do Estudo do Momento Atual da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários que é aplicado a todos os Coordenadores(as) das USF, apresentado no 10º EN das USF, que decorreu em Gondomar.

Comprovando a falta de investimento do atual Governo na Reforma dos CSP e nas USF, João Rodrigues destacou que:

  • Existe insatisfação perante a existência de cotas para evolução de USF modelo A para modelo B;
    • 91,46% das USF modelo A pretendem evoluir para USF de Modelo B;
  • Existe insatisfação perante a atual dimensão das listas de utentes;
  • Existe insatisfação perante o atual procedimento de aplicação de Incentivos Institucionais, que é burocrático, demorado e muitas vezes impossível de praticar/aplicar pelas próprias USF;
  • Existe insatisfação perante a ausência de criação da carreia do Secretariado Clínico;

Por tudo isto, dando especial destaque à missão que a USF-AN tem vindo a desenvolver – Fim de cotas para USF! – e que está inserida no Movimento Nacional em defesa das USF, tentamos, junto dos atores políticos, demonstrar a eficiência e produtividade das USF em relação ao modelo tradicional.

Contamos que as ideias trocadas contribuam para a defesa e desenvolvimento das USF, deixando o país de estar a duas velocidades.

Continuaremos disponíveis para colaborar e informar os nossos atores políticos, promovendo o investimento nas USF e nos cuidados de saúde de proximidade.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!