USF-AN reúne com APMGF para fortalecer parceria

«Relançar a Reforma dos CSP – Mais USF»

No passado dia 27 de fevereiro, a USF-AN representada pelo Presidente João Rodrigues, reuniu com a APMGF, na sua sede em Coimbra, estando esta representada pelo seu Presidente Rui Nogueira e Miguel Pereira da Direção.

Desta reunião, surgiu a convicção de que ambas as entidades estão abertas a uma cooperação de energias para influenciar todos os parceiros sociais e políticos na defesa da “Marca USF”, começando pela eliminação das quotas definidas por despacho conjunto da Saúde e das Finanças no que respeita a transição para modelo B. Apoiando esta ação, a APMGF comprometeu-se a divulgar pelos seus canais a informação pública referente à eficiência e produtividade das USF comparativamente com o modelo tradicional.

A APMGF está igualmente empenhada em participar no Movimento Nacional em defesa das USF, dinamizado pela USF-AN, concretamente com a petição online para a Assembleia da República e campanha pública nacional na defesa de que todos os portugueses devem ter acesso a cuidados de saúde numa USF.

Ambas as organizações apostarão na validação e aplicação da nova métrica das listas de utentes com as Unidades Ponderadas ajustadas ao contexto, não esquecendo de incluir no “ajustado” as funções diferenciadas das duas categorias da carreira médica de MGF, com funções diferenciadas (assistente graduado e assistente graduado sénior).

Ao mesmo tempo, a USF-AN e a APMGF irão aproveitar a janela de oportunidade de 2018-2022 de renovação de médicos de família, para criar condições para a criação de novas USF, devendo para isso apostar-se numa política de recursos humanos qualificada e com concursos nos devidos tempos. Inclui-se aqui a temática de normalização das mobilidades com o objetivo major de constituir novas USF.

Para finalizar, a USF-AN propôs à APMGF estar representada no 10º Encontro Nacional das USF, com a coorganização de uma sessão de tema relevante para a saúde familiar, à semelhança da parceria realizada entre estas duas entidades no âmbito do 35º Encontro Nacional de MGF.

A USF-AN continuará a criar sinergias com os seus parceiros, com o objetivo de defender e promover a “Marca USF”, criando condições para alimentar o Movimento Nacional em defesa de USF para todos os cidadãos.

Juntos somos mais fortes!

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional