USF-AN presente do 10º aniversário da USF Alto da Maia

No passado dia 25 de fevereiro, a USF Alto da Maia completou 10 anos de existência.

Esta unidade do ACeS Maia/Valongo, sediada em Águas Santas na Maia, serve uma população de cerca de 15 mil utentes, tendo uma equipa formada por 8 médicos, 8 enfermeiros e 6 secretários clínicos, para além de internos em formação MGF e alunos de enfermagem.

A equipa de saúde coordenada pelo Dr. Nuno Calvão Pinto, juntou nesta comemoração, que se realizou no dia 26 de fevereiro, não apenas os seus utentes que tiveram um programa de animação direcionado e ajustados às suas diferentes características, mas também diversas entidades relevantes para a área da saúde e dos CSP.

Para além da USF-AN, representada pelo Vice-presidente Mário Rua, estiveram presentes representantes do poder local, nomeadamente a Junta de Freguesia e Câmara Municipal, a ARS do Norte, o ACeS Maia/Valongo e a Ordem dos Médicos.

O momento foi oportuno para uma pequena apresentação daquilo que foram os 10 anos da unidade, as suas dificuldades e vitórias, projetando-se igualmente o futuro da mesma.

Ficou clara, pelas palavras do Coordenador da USF, a mais-valia desta USF e de todas, quer pelo modelo organizativo com resultados comprovados de ganhos em saúde, redução de custos para o SNS e satisfação dos profissionais e dos utentes, nos últimos anos. Focou ainda o desempenho que se pretende de excelência, centrado nas necessidades da sua população.

A USF-AN congratula-se pela transparência dos resultados mostrados e respetiva partilha com as entidades com influência direta ou indireta na programação de políticas da saúde locais. São estas boas práticas de partilha e envolvimento na vida da unidade que melhor defendem a “Marca USF”, o seu modelo organizativo e os profissionais que as constituem.

Partindo do exemplo da USF Alto da Maia, que partilhou a sua realidade com os presentes, estamos convictos de que é importante que os atores locais tenham também conhecimento de algumas dificuldades sentidas, algumas comuns a todas as unidades, como os sistemas de informação, a aplicação dos incentivos institucionais e até a dificuldade de começarem um processo de Acreditação. Refira-se que estas dificuldades são externas à unidade.

Com o olhar no futuro, esta equipa já aponta soluções para melhorar o seu desempenho com benefícios claros para os seus utentes, assim como soluções válidas que permitam redução de custos, melhorando a eficiência e os cuidados prestados.

A USF-AN deseja as maiores felicidades a esta equipa, com a certeza que terá na nossa associação um aliado incondicional na defesa da “Marca USF”.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional