USF-AN participa na “ULSAM sai à Rua pelos Cuidados de Saúde Primários”

No dia 19 de maio, a USF-AN esteve presente na iniciativa “ULSAM sai à Rua pelos Cuidados de Saúde Primários”, que se realizou nos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo. A USF-AN esteve representada pela Vice-presidente Cristina Afonso e pelo colaborador André Vieira da Silva.

“ULSAM sai à Rua pelos Cuidados de Saúde Primários” foi o lema escolhido pela ULSAM para ir de encontro à população, promovendo a importância dos cuidados de saúde prestados à pessoa e à sua família, valorizando o papel da equipa de saúde familiar.

Esta iniciativa envolveu todas as Unidades Funcionais de todos os Centros de Saúde, tendo sido definido em cada concelho o local de concentração a fim de abranger toda a comunidade do Alto Minho. Sendo uma atividade de promoção dos Cuidados de Saúde Primários no âmbito da integração de cuidados, todos os profissionais da ULSAM foram convidados a participar, podendo deslocar-se ao local de concentração do Centro de Saúde que desejassem.

Pelo enquadramento e objetivos desta atividade, a USF-AN não poderia deixar de marcar presença, uma vez que tem como missão o papel de representação das USF, fomentar a partilha de conhecimento e o desenvolvimento de equipas autónomas e responsáveis, incentivando a participação ativa dos cidadãos e da comunidade na vida das USF e outras Unidades Funcionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), para assegurar uma apropriação mais efetiva dos cidadãos pelo Serviço Nacional de Saúde, de forma a uma prestação de cuidados de qualidade.

Nas diversas intervenções feitas pela USF-AN, foi possível, uma vez mais, realçar os resultados em saúde obtidos pelas USF, encaradas como um modelo mais eficiente, próximo e flexível aos contextos atuais da população.

A USF-AN juntou-se à iniciativa no concelho de Viana do Castelo, junto dos dinamizadores da mesma, nomeadamente o Concelho de Administração da ULSAM e responsáveis da área dos CSP.

Foi para a USF-AN uma honra participar na iniciativa “ULSAM sai à Rua pelos Cuidados de Saúde Primários” pelo que congratulamos a organização pelo evento, com o qual nos identificamos e cujos princípios se encontram alinhados com os defendidos pela USF-AN, nomeadamente a centralidade dos cuidados na pessoa e família e a proximidade deste nível de cuidados à comunidade.

Valorizamos o trabalho em equipa que assumimos como mobilizador de novas competências, para além das técnicas e profissionais individuais, o que contribui para respostas mais abrangentes em função das necessidades em saúde da população. A literacia em saúde também é por nós assumida como uma necessidade para a participação fundamentada do cidadão e para a própria sustentabilidade do SNS.

Todos estes aspetos são fulcrais para melhorar a saúde da população e dar respostas às novas exigências em saúde de forma resolutiva, com maior valor da justiça social e equidade em saúde.

Saudamos todos os profissionais dos CSP do Alto Minho pela energia e iniciativa!

A Direção

*Reportagem da Rádio Alto Minho aqui.

*Reportagem da RTP1 aqui.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!