USF-AN participa na “ULSAM sai à Rua pelos Cuidados de Saúde Primários”

No dia 19 de maio, a USF-AN esteve presente na iniciativa “ULSAM sai à Rua pelos Cuidados de Saúde Primários”, que se realizou nos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo. A USF-AN esteve representada pela Vice-presidente Cristina Afonso e pelo colaborador André Vieira da Silva.

“ULSAM sai à Rua pelos Cuidados de Saúde Primários” foi o lema escolhido pela ULSAM para ir de encontro à população, promovendo a importância dos cuidados de saúde prestados à pessoa e à sua família, valorizando o papel da equipa de saúde familiar.

Esta iniciativa envolveu todas as Unidades Funcionais de todos os Centros de Saúde, tendo sido definido em cada concelho o local de concentração a fim de abranger toda a comunidade do Alto Minho. Sendo uma atividade de promoção dos Cuidados de Saúde Primários no âmbito da integração de cuidados, todos os profissionais da ULSAM foram convidados a participar, podendo deslocar-se ao local de concentração do Centro de Saúde que desejassem.

Pelo enquadramento e objetivos desta atividade, a USF-AN não poderia deixar de marcar presença, uma vez que tem como missão o papel de representação das USF, fomentar a partilha de conhecimento e o desenvolvimento de equipas autónomas e responsáveis, incentivando a participação ativa dos cidadãos e da comunidade na vida das USF e outras Unidades Funcionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), para assegurar uma apropriação mais efetiva dos cidadãos pelo Serviço Nacional de Saúde, de forma a uma prestação de cuidados de qualidade.

Nas diversas intervenções feitas pela USF-AN, foi possível, uma vez mais, realçar os resultados em saúde obtidos pelas USF, encaradas como um modelo mais eficiente, próximo e flexível aos contextos atuais da população.

A USF-AN juntou-se à iniciativa no concelho de Viana do Castelo, junto dos dinamizadores da mesma, nomeadamente o Concelho de Administração da ULSAM e responsáveis da área dos CSP.

Foi para a USF-AN uma honra participar na iniciativa “ULSAM sai à Rua pelos Cuidados de Saúde Primários” pelo que congratulamos a organização pelo evento, com o qual nos identificamos e cujos princípios se encontram alinhados com os defendidos pela USF-AN, nomeadamente a centralidade dos cuidados na pessoa e família e a proximidade deste nível de cuidados à comunidade.

Valorizamos o trabalho em equipa que assumimos como mobilizador de novas competências, para além das técnicas e profissionais individuais, o que contribui para respostas mais abrangentes em função das necessidades em saúde da população. A literacia em saúde também é por nós assumida como uma necessidade para a participação fundamentada do cidadão e para a própria sustentabilidade do SNS.

Todos estes aspetos são fulcrais para melhorar a saúde da população e dar respostas às novas exigências em saúde de forma resolutiva, com maior valor da justiça social e equidade em saúde.

Saudamos todos os profissionais dos CSP do Alto Minho pela energia e iniciativa!

A Direção

*Reportagem da Rádio Alto Minho aqui.

*Reportagem da RTP1 aqui.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional