USF-AN marca presença nas 1ªs Jornadas de Unidades de Saúde Familiar do Algarve

No passado dia 29 de dezembro, a USF-AN participou nas 1ªs Jornadas de Unidades de Saúde Familiar do Algarve, estando representada pelo seu Presidente, João Rodrigues, tendo também participado numa mesa intitulada Como impulsionar e acompanhar as USF. (conheça o programa AQUI)

Parabenizamos o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Barlavento e a ARS do Algarve pela realização desta iniciativa, em parceria com a Camara Municipal de Lagos.

«(Re)Lançar as USF na Região» foi o lema que nos conduziu durante os trabalhos que se alargaram até ao dia 30 de dezembro. Como relançar os Cuidados de Saúde Primários, como impulsionar e acompanhar as Unidades de Saúde Familiar (USF), a importância da qualidade e acreditação das unidades de saúde, a experiência das USF no Algarve, a integração e articulação entre as várias áreas da prestação de cuidados e a nova metodologia de contratualização nos cuidados de saúde, foram alguns dos temas em debate durante esta iniciativa.

Destacamos que, na mesa em que João Rodrigues participou, ficou claro com a intervenção do Presidente da ARS do Algarve, que estão criadas as condições para aumentar substancialmente o número de USF na região do Algarve, tendo igualmente afirmado que a própria ARS irá trabalhar no sentido de “transformar” todo o Algarve em modelo USF.

João Rodrigues, aplaudindo e agradado pelas afirmações do Presidente da ARS do Algarve, deu o seu contributo para, uma vez mais, se demonstrar os ganhos em saúde que as USF podem trazer para a região do Algarve, a manutenção e equilíbrio de equipas saudáveis e felizes, as repercussões diretas dos pilares estruturantes destas Unidades na prestação de cuidados de saúde e ainda a rede de partilha e conhecimento que estas unidades proporcionam, contribuindo assim para uma população feliz e mais saudável. (conheça a apresentação AQUI)

Estas jornadas contaram ainda com a participação do Coordenador Nacional para a Reforma do SNS, área dos CSP, Henrique Botelho, do Coordenador Nacional para a Reforma do SNS, área dos CCI, Manuel Lopes, e ainda com a presença, na Sessão de Encerramento, do Senhor Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado.

Foi com enorme satisfação e entusiasmo que a USF-AN aceitou o convite para participar nesta importante iniciativa, acreditando desde logo que se estariam a criar condições para uma evolução significativa no que respeita à prestação de cuidados de saúde na região do Algarve.

A USF-AN aguarda as conclusões destas jornadas de trabalho, que prevê que sejam uma mais-valia para a região e para o país.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional