USF-AN continua a visitar as USF do país | Lisboa

No passado dia 31 de outubro, por Lisboa, a USF-AN visitou a USF Oriente, USF Monte Pedral e o Centro de Saúde dos Olivais (UCSP Olivais, USF Vasco da Gama e USF Jardins da Encarnação).

As USF Oriente e Monte Pedral, que fazem parte do mesmo Centro de Saúde, servem uma população geograficamente comum. Ambas têm instalações agradáveis, embora necessitem de algum investimento para melhorar alguns pontos mais críticos.

Para tal, deve haver uma aposta na coordenação e articulação por parte das estruturas superiores, nomeadamente do Centro de Saúde (CS), dos Agrupamentos dos Centros de Saúde (ACeS) e da Administração Regional de Saúde (ARS), para que estas necessidades sejam supridas.

Na USF Oriente, por exemplo, pelo facto de estar num edifício vertical com 5 pisos, necessita de apoio permanente com os elevadores, devendo ser normalizado o modo de operação em caso de avaria.

Por sua vez, na USF Monte Pedral, urge a necessidade de reorganizar a área de atendimento, nomeadamente do Secretariado Clínico, uma vez que a atual dispõe de muito pouco espaço e privacidade para os utentes.

Durante a tarde, no Centro de Saúde do Olivais, foi possível reunir cerca de 50 profissionais, provenientes das Unidades Funcionais: UCSP Olivais, USF Vasco da Gama e USF Jardins da Encarnação, além de outros profissionais de saúde, como, Terapeutas da Fala. Com esta plateia, partiu-se para uma discussão focada no lema “Reinventar os Centros de Saúde”, no qual está implícita a tónica: criação, manutenção e desenvolvimento da rede de cuidados de proximidade partilhada e participada pelas UF do mesmo CS, suportada e apoiada pelas gestões intermédias no que diz respeito ao acompanhamento, disponibilidade e colaboração necessária para a prestação de cuidados a realizar à sua população.

Ficou claro que é essencial investir na articulação entre as Unidades Funcionais (UF) do mesmo CS e do ACeS. Este esforço deverá ser realizado por cada UF, mas deve ser apoiado e suportado pelos próprios ACeS.

Esta medida deve estar focada no cidadão, que é o centro do sistema, potenciando a sua sensação de conforto, segurança e confiança nos serviços de saúde prestados pela sua equipa de saúde familiar.

Destas visitas resultou um relatório descritivo da situação atual de cada UF, que entretanto já foi partilhado com o respetivo ACeS e ARS, com o objetivo de promover ações conjuntas que tenham em vista proporcionar melhores condições a estas UF e seus profissionais, que diariamente dão o melhor de si pela saúde dos cidadãos, e estes possam trabalhar num processo de melhoria contínua dos serviços prestados.

Poderá conhecer com detalhe os relatório de visita:

– USF Oriente

– USF Monte Pedral

– CS dos Olivais

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional