SNS + Proximidade – Apresentação Pública

21.novembro.2017

A USF-AN participou na Apresentação Pública do SNS + Proximidade, com a presença do seu Presidente, João Rodrigues. (ver programa AQUI)

Na sua intervenção, recomenda a leitura dos princípios desta Reforma que se está a iniciar com a Coordenação Nacional do Prof. Sakellarides.

À semelhança do que aconteceu há dez anos com a criação das USF, estão a ser criadas condições para se iniciar uma nova reforma centrada na mudança comportamental dos profissionais para qualificarem a integração de cuidados. Para isso, é necessário uma mudança centrada no percurso de vida das pessoas e não da doença.

Segundo João Rodrigues, estamos perante uma mudança de comportamentos com o objectivo de centrar nas pessoas o plano individual de cuidados (PIC), e não nas unidades de saúde.

-Primeiro fazer acontecer com “projetos-piloto” de proximidade (Doença Agúda; Doença Crónica; realização de MCDT nos Centros de Saúde; Literacia; Integração de cuidados; Qualificação dos espaços). Os ensaios estão a decorrer na região Norte, e em 2018 deverão ser alargados às restantes regiões do país.

-Aprender com essas experiências e expandir para as restantes regiões.

Em termos de áreas a melhorar, salienta-se a ausência de um novo modelo de financiamento centrado nos cuidados de proximidade, apostando na promoção da saúde e prevenção da doença. Por exemplo, onde está o financiamento para que os filhos dos diabéticos não venham a ser diabéticos?

Além disso, verificamos ausência de financiamento específico para a qualificação dos espaços, para os programas de qualificação da referenciação dos CSP e respetiva Governação Clínica.

Ainda assim, a USF-AN acredita que está a abrir-se uma janela de oportunidade no SNS –gestão da mudança.

A USF-AN continuará a acompanhar, exigir e colaborar na qualificação do SNS centrado na proximidade de cuidados.

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!