SNS + Proximidade – Apresentação Pública

21.novembro.2017

A USF-AN participou na Apresentação Pública do SNS + Proximidade, com a presença do seu Presidente, João Rodrigues. (ver programa AQUI)

Na sua intervenção, recomenda a leitura dos princípios desta Reforma que se está a iniciar com a Coordenação Nacional do Prof. Sakellarides.

À semelhança do que aconteceu há dez anos com a criação das USF, estão a ser criadas condições para se iniciar uma nova reforma centrada na mudança comportamental dos profissionais para qualificarem a integração de cuidados. Para isso, é necessário uma mudança centrada no percurso de vida das pessoas e não da doença.

Segundo João Rodrigues, estamos perante uma mudança de comportamentos com o objectivo de centrar nas pessoas o plano individual de cuidados (PIC), e não nas unidades de saúde.

-Primeiro fazer acontecer com “projetos-piloto” de proximidade (Doença Agúda; Doença Crónica; realização de MCDT nos Centros de Saúde; Literacia; Integração de cuidados; Qualificação dos espaços). Os ensaios estão a decorrer na região Norte, e em 2018 deverão ser alargados às restantes regiões do país.

-Aprender com essas experiências e expandir para as restantes regiões.

Em termos de áreas a melhorar, salienta-se a ausência de um novo modelo de financiamento centrado nos cuidados de proximidade, apostando na promoção da saúde e prevenção da doença. Por exemplo, onde está o financiamento para que os filhos dos diabéticos não venham a ser diabéticos?

Além disso, verificamos ausência de financiamento específico para a qualificação dos espaços, para os programas de qualificação da referenciação dos CSP e respetiva Governação Clínica.

Ainda assim, a USF-AN acredita que está a abrir-se uma janela de oportunidade no SNS –gestão da mudança.

A USF-AN continuará a acompanhar, exigir e colaborar na qualificação do SNS centrado na proximidade de cuidados.

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register