Sistema de Referenciação [CSP»CH]

SIGA SNS, VAI – SER Referenciação

No passado dia 18 de dezembro, nas instalações da SPMS,EPE, em Lisboa, esteve uma delegação da USF-AN com o grupo de trabalho da própria SPMS, EPE, que coordena o SIGA SNS, VAI – SER referenciação que irá em breve substituir o Alert P1.

-SER: Referenciação sem papel;

-VAI: formulário nacional de referenciação.

O projeto, desintegrado dos restantes, tem cinco (5) fases previstas:

  • Fase 1 – Hospital para CSP
  • Fase 2 – Substituição do Alert
  • Fase 3 -Intrahospitalar
  • Fase 4: SU; CCI
  • Fase 5: Saúde 24

Foi-nos “transmitido” que existem já novas versões dos formulários do SClínico que vão substituir os pedidos de referenciarão ALERT e que a flexibilidade para alterações antes de entrarem efetivamente no terreno será perto de zero.

A USF-AN criticou veemente que se continue a apostar e a alimentar a construção de novas aplicações isoladas com os seus formulários.

Nesse sentido, voltamos a defender a necessidade absoluta de se centrar o desenvolvimento do SI no cidadão.

A USF-AN exigiu ainda que, quando existe interoperabilidade entre processos clínicos das USF/UCSP e dos Hospitais, a referenciação não deve conter informação fora do processo clínico dos CSP, ou seja, não deve existir qualquer formulário para preencher, devendo ser os médicos hospitalares a consultar o processo clínico dos médicos de MGF.

A sugestão não parece ter sido bem acolhida pela SPMS, EPE. contudo esta é a nossa visão para esta área da referenciação.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register