Sessão-Debate “Alma-Ata Hoje” – Vamos alimentar o debate nas nossas USF…

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) organizou, em colaboração com a Coordenação da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários (CNCSP) do Ministério da Saúde, no dia 15 de novembro de 2018, das 14h30 às 17h00, no Salão Nobre da ENSP-NOVA, a Sessão-Debate “Alma-Ata Hoje”.

40 anos após a Conferência Global de Alma-Ata e 35 anos decorridos da Conferência Europeia “Cuidados de Saúde Primários em Países Industrializados”, a ENSP-NOVA lançou o desafio de pensar em 3 perguntas sobre os Cuidados de Saúde Primários na atualidade:

  1. Que futuro para a ideia do “Centro de Saúde”?
  2. CSP: “Sector” ou “Centralidade” para a integração dos cuidados?
  3. Alma-Ata, hoje: “Guião” para a gestão da mudança na “era da complexidade”?

Na mesa, como coordenadores e relatores, estiveram presentes o Prof. Constantino Sakelarides, José Luís Biscaia, Patrícia Barbosa e António Rodrigues.

As 3 questões em apreço foram  colocadas à discussão da plateia, sequencialmente. A cada 5 intervenções, os relatores faziam um resumo para organizar a discussão.

Estiveram na plateia o presidente da USF-AN, João Rodrigues, e vários interessados na matéria, desde profissionais de saúde, Académicos e a ex. Ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira.

As intervenções individuais tiveram uma duração máxima de 3 a 5 minutos, sendo o principal objetivo da sessão obter material para depois ser revisto e selecionado, resultando numa “e-publicação” – Alma-Ata, Hoje, a ser publicada até ao fim de abril de 2019.

As várias interrogações lançadas pelos diversos intervenientes podem ser consultadas aqui.

A USF-AN lança o desafio de em cada local de trabalho, por exemplo, USF, organizar este mesmo debate e fazer-nos chegar as sugestões (geral@usf-an.pt).

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register