Reunião sobre o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos nos CSP

24 de outubro de 2017
Ordem de Trabalhos:
– Aproximar a CNCP das associações de profissionais para ponto de situação no terreno e estratégias facilitadoras
Contando com a presença da CNCP, da CNCSP, da AUCC, da USF-AN e da Dr. Leonor Abecassis do Gabinete do SEAS, desenrolou-se a reunião sobre o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos nos CSP.
Obtivemos a informação de que as equipas hospitalares de Cuidados Paliativos estão em pleno desenvolvimento, estando a cobertura universal praticamente assegurada.
Quanto às Equipas de Cuidados Paliativos dos CSP, este é o ponto de situação a nível regional:
– ARS Norte – As Horas Extraordinárias estão suspensas em toda a ARS, o que tem dificultado a criação de novas equipas. Devido à “concorrência” de lugares entre USF modelo B e Equipas de Cuidados Paliativos, tem sido difícil a captação de profissionais para as equipas de CP a tempo inteiro.
– ARS LVT – A equipa do ACeS de Sintra vai arrancar em novembro. Há já 3 ou 4 ACeS com equipas em funcionamento.
– ARS Algarve – Vai arrancar em toda a ARS, com uma equipa por ACeS. A cobertura total é assegurada com recurso a Horas Extraordinárias.
Perante este cenário, a AUCC reforçou importância de se definir melhor as mobilidades entre as diversas unidades.
Estratégia definida
– CNCP vai visitar localmente cada ACeS para perceber constrangimentos locais. Levará esses constrangimentos ao Gabinete do SEAS, para que seja possível, caso a caso, ser estudada alternativa possível para a sua resolução.
Objetivos futuros
– Definição de indicadores de CP para integrar contratualização das UCC.
– Realizar plano de formação em CP detalhado.
– Definição de critérios de referenciação, genéricos, para equipas locais de CP. Sublinhada a necessidade de ser desburocratizada, de proximidade.
Consulte o Plano estratégico 2017-2018 Cuidados Paliativos – AQUI