Reunião do SIMPLEX (3ª)

8 de setembro de 2017

A reunião iniciou pelas 15h10 tendo-se abordados os seguintes pontos:

  1. Novo modelo de Contratualização

Uma vez que a nova Contratualização se projeta com suporte ao anteriormente anunciado BI|CSP, acordou-se com a SPMS a data de 3 de novembro para a apresentação pública da nova plataforma, BICSP.

  1. Implementação do Sistema Integrado de Gestão do Acesso no SNS (SIGA SNS)

Este ponto foi apresentado pela ACSS, tendo-se baseado na apresentação disponível AQUI.

Existe consenso na criação de unidades de acesso em cada ARS, e os hospitais poderão referenciar para as UF de cada ACeS (fase de testes em Barcelos).

  1. Gestão Partilhada de Recursos do SNS – Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica;

Salientou-se a necessidade de existir uma gestão partilhada de recursos do SNS, incluindo a possibilidade das UF dos ACeS poderem referenciar MCDT para os Hospitais.

  1. Livre Acesso e Circulação (LAC)

Consensualizou-se a necessidade de realizar questionário aos utentes e Médicos de Família sobre este ponto.

  1. Sistemas de Informação – Aplicações do SNS

Realizar-se-á um Workshop no próximo dia 12 de setembro, com presença da ACSS, CNCSP e SPMS, para analisar e discutir a desburocratização do SNS, avaliando o que pode ser eliminado e simplificado.

Irá ser publicada circular informativa para as USF/UCSP na qual se define o SNS 24 como Centro de Contacto Nacional do SNS.

Está em curso o projeto “Exames sem papel”, estando prevista a publicação de Despacho respetivo.

Foi discutida a necessidades de substituição dos equipamentos informáticos dos profissionais, ficando estabelecido o compromisso de substituição de 4312 computadores até 31 de dezembro.

Estão a ser desenvolvidas novas áreas de na área do Cidadão do Portal SNS, tendo como exemplos: Planos de Cuidados, Calculadoras de Risco, Benefícios do SNS, entre outras.

Abordou-se a aplicação Monitor SNS, que está ainda em fase experimental, e que se centra em quatro grandes áreas: Informação; Monitorização; Ferramentas e Análise, tendo como objetivo prioritário otimizar e melhorar serviços.

Relativamente à simplificação do SClínico, decorre um projeto piloto.

Está também em curso a Desmaterialização do Boletim de Vacinas, verificando-se uma média de 1525 vacinas registadas diariamente.

Abordou-se a questão do reforço do Centro de Suporte aos Profissionais dos Cuidados de Saúde Primários – Portal Self-Service EasyVista (ver informação AQUI).

 

A USF-AN participou nesta reunião e participará nas próximas, acompanhando e monitorizando os trabalhos e projetos em prol de melhoria dos CSP e consequentemente do SNS.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!