Reunião do SIMPLEX (3ª)

8 de setembro de 2017

A reunião iniciou pelas 15h10 tendo-se abordados os seguintes pontos:

  1. Novo modelo de Contratualização

Uma vez que a nova Contratualização se projeta com suporte ao anteriormente anunciado BI|CSP, acordou-se com a SPMS a data de 3 de novembro para a apresentação pública da nova plataforma, BICSP.

  1. Implementação do Sistema Integrado de Gestão do Acesso no SNS (SIGA SNS)

Este ponto foi apresentado pela ACSS, tendo-se baseado na apresentação disponível AQUI.

Existe consenso na criação de unidades de acesso em cada ARS, e os hospitais poderão referenciar para as UF de cada ACeS (fase de testes em Barcelos).

  1. Gestão Partilhada de Recursos do SNS – Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica;

Salientou-se a necessidade de existir uma gestão partilhada de recursos do SNS, incluindo a possibilidade das UF dos ACeS poderem referenciar MCDT para os Hospitais.

  1. Livre Acesso e Circulação (LAC)

Consensualizou-se a necessidade de realizar questionário aos utentes e Médicos de Família sobre este ponto.

  1. Sistemas de Informação – Aplicações do SNS

Realizar-se-á um Workshop no próximo dia 12 de setembro, com presença da ACSS, CNCSP e SPMS, para analisar e discutir a desburocratização do SNS, avaliando o que pode ser eliminado e simplificado.

Irá ser publicada circular informativa para as USF/UCSP na qual se define o SNS 24 como Centro de Contacto Nacional do SNS.

Está em curso o projeto “Exames sem papel”, estando prevista a publicação de Despacho respetivo.

Foi discutida a necessidades de substituição dos equipamentos informáticos dos profissionais, ficando estabelecido o compromisso de substituição de 4312 computadores até 31 de dezembro.

Estão a ser desenvolvidas novas áreas de na área do Cidadão do Portal SNS, tendo como exemplos: Planos de Cuidados, Calculadoras de Risco, Benefícios do SNS, entre outras.

Abordou-se a aplicação Monitor SNS, que está ainda em fase experimental, e que se centra em quatro grandes áreas: Informação; Monitorização; Ferramentas e Análise, tendo como objetivo prioritário otimizar e melhorar serviços.

Relativamente à simplificação do SClínico, decorre um projeto piloto.

Está também em curso a Desmaterialização do Boletim de Vacinas, verificando-se uma média de 1525 vacinas registadas diariamente.

Abordou-se a questão do reforço do Centro de Suporte aos Profissionais dos Cuidados de Saúde Primários – Portal Self-Service EasyVista (ver informação AQUI).

 

A USF-AN participou nesta reunião e participará nas próximas, acompanhando e monitorizando os trabalhos e projetos em prol de melhoria dos CSP e consequentemente do SNS.

A Direção

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register