Reunião com Bloco de Esquerda

No passado dia 6 de novembro, o Presidente da Direção da USF-AN, Diogo Urjais, reuniu com o Bloco de Esquerda, que esteve representado pelos deputados Maria Manuel Rola e Luís Monteiro e pelos dirigentes Bruno Maia e Marco Mendonça.

Esta reunião foi solicitada pelo Bloco de Esquerda, com o objetivo de discutir e conhecer os efeitos da pandemia COVID-19 no distrito do Porto, contudo aproveitou-se para analisar várias temáticas dos CSP.

Uma vez mais clarificamos e demonstramos a evidente necessidade de existir uma verdadeira aposta nos CSP, que alinhem a prática ao discurso de que os CSP são o Pilar do SNS. Passaria muito por medidas a implementar a curto/médio/longo prazo, tais como:

  • Investimento numa verdadeira política de recursos humanos (contratação, progressões na carreira, falta de concursos anuais de secretários clínicos e enfermeiros de família, mobilidades, captação de profissionais para o SNS, entre outras);
  • Implementar medidas com impacto na atividade das equipas (libertar equipas de saúde familiar de burocracias para que possam recuperar os atrasos na resposta assistencial provocados pela pandemia COVID-19);
  • Resolver nacionalmente a questão dos utentes sem equipa familiar atribuída e dos contactos esporádicos (deixar de limitar a criação de novas USF e a transição para modelo B das que já existem, uma vez que este modelo organizacional (USF modelo B) tem provas dadas de que nos dão mais ganhos em saúde).

A USF-AN continuará sempre disponível para apoiar e acompanhar todos os trabalhos que favoreçam o desenvolvimento dos CSP e consequentemente do SNS.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!