Reunião com Bloco de Esquerda

No passado dia 6 de novembro, o Presidente da Direção da USF-AN, Diogo Urjais, reuniu com o Bloco de Esquerda, que esteve representado pelos deputados Maria Manuel Rola e Luís Monteiro e pelos dirigentes Bruno Maia e Marco Mendonça.

Esta reunião foi solicitada pelo Bloco de Esquerda, com o objetivo de discutir e conhecer os efeitos da pandemia COVID-19 no distrito do Porto, contudo aproveitou-se para analisar várias temáticas dos CSP.

Uma vez mais clarificamos e demonstramos a evidente necessidade de existir uma verdadeira aposta nos CSP, que alinhem a prática ao discurso de que os CSP são o Pilar do SNS. Passaria muito por medidas a implementar a curto/médio/longo prazo, tais como:

  • Investimento numa verdadeira política de recursos humanos (contratação, progressões na carreira, falta de concursos anuais de secretários clínicos e enfermeiros de família, mobilidades, captação de profissionais para o SNS, entre outras);
  • Implementar medidas com impacto na atividade das equipas (libertar equipas de saúde familiar de burocracias para que possam recuperar os atrasos na resposta assistencial provocados pela pandemia COVID-19);
  • Resolver nacionalmente a questão dos utentes sem equipa familiar atribuída e dos contactos esporádicos (deixar de limitar a criação de novas USF e a transição para modelo B das que já existem, uma vez que este modelo organizacional (USF modelo B) tem provas dadas de que nos dão mais ganhos em saúde).

A USF-AN continuará sempre disponível para apoiar e acompanhar todos os trabalhos que favoreçam o desenvolvimento dos CSP e consequentemente do SNS.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional