Reunião com AUCC – Articulação de Unidades Funcionais do Centro de Saúde

No passado dia 15 de janeiro, em Coimbra, a Direção da USF-AN reuniu com representantes da AUCC (Associação de Unidades de Cuidados na Comunidade).

Esta reunião foi solicitada com o objetivo de serem discutidos alguns desafios, preocupações e atuais necessidades das UCC e restantes Unidades Funcionais dos ACeS e dos Centros de Saúde (CS), tendo em vista a prestação de cuidados de saúde globais e de proximidade.

Daqui decorreu a confiança estabelecida entre as duas organizações, nutrindo-se sinergias em prol da conquista destes objetivos comuns.

A USF-AN desafiou a AUCC a participar nas sessões que irão ser organizadas durante 2019, as quais terão como principal objetivo “revisitar” as 7×7 Medidas: Novo Ciclo para os CSP. (brevemente será divulgada mais informação sobre estas sessões) e no nosso 11º Encontro Nacional.

O desafio foi desde logo aceite, tendo sido retribuído com convite para participarmos no I Congresso Nacional das Unidades de Cuidados na Comunidade, que decorrerá no Porto a 24 de maio de 2019, concretamente numa sessão sobre a “Articulação das UF no ACeS”.

Para encerrar a reunião, assumiu-se mutuamente a necessidade de “Reinventar o Centro de Saúde” e fomentar a articulação das UF, sendo consensual que a URAP do ACeS deve ser revisitada, devendo os outros profissionais (nutricionistas, psicólogos clínicos, assistentes sociais, entre outros) ser afetos às UF e não ao ACeS, consoante as necessidades da população identificadas no respetivo diagnóstico da situação.

Para se fomentar a articulação entre UF, deveria ser criado um Conselho Funcional das UF, a nível do Centro de Saúde, onde seria discutido o diagnóstico da situação, os planos de ação de cada UF, incluindo as necessidades ou não em carteiras adicionais, manuais funcionais de articulação, o processo de monitorização e por fim, os respetivos relatórios de atividades.

A USF-AN agradece a reunião e reafirma que continuará aberta a estabelecer sinergias com todos os parceiros que tenham em vista o desenvolvimento dos CSP e do SNS público, fomentando a centralidade do cidadão.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!