Relançamento da plataforma BI CSP

No passado dia 8 de junho, a USF-AN remeteu à ACSS, IP ofício a solicitar retoma e evolução dos trabalhos na plataforma BI CSP.
Hoje, com a atual pandemia, comprovamos o muito que há para fazer na área da qualificação da informação que devemos ter disponível para o público, para os dirigentes e para os profissionais.
Por esse motivo, gostaríamos que, nesta fase da retoma, o desenvolvimento do BI CSP fosse prioritário, acordando, desde já e com urgência, as metas a atingir ainda em 2020 e respetivos desenvolvimentos para 2021.
Propusemos incluir a SPMS, EPE no protocolo existente, e que sejam definidas as equipas de projeto com elementos das diferentes ARS, visto que neste momento não existe equipa da CNCSP (Coordenação Nacional para a Reforma dos SNS, área dos CSP), que fazia parte da equipa de trabalho do BI CSP.
Aproveitamos a oportunidade para avançar, desde já, com a nossa proposta de prioridades a curto prazo, a serem calendarizadas:
- Desenvolvimento de novos relatórios temáticos (powerBI), simples, intuitivos, geradores de conhecimento, e revisitar os modelos de dados e relatórios já existentes, tendo como áreas prioritárias:
- Acesso – versão “pública” (já construída);
- Qualificação da prescrição (medicamento e MCDT) – incorporar métricas DDD, polimedicação, indução e prescrição (já desenvolvidas);
- Recursos Humanos e número de USF – integrar e atualizar os relatórios desenvolvidos pela CNCSP (relatórios não atualizados que se encontram no Portal SNS);
- Gestão dos percursos – o doente com multimorbilidade;
- A visão da Saúde Pública.
- Desenvolvimento pleno da Plataforma “BI Self-Service” – acesso aos modelos de dados pelos utilizadores profissionais – gestão das licenças PowerBI Pro;
- Desenvolvimento do Módulo E-Qualidade.
Esperamos que seja possível retomar os trabalhos o quanto antes.
A Direção