Posição e contributo da USF-AN para a revisão do modelo de organização e funcionamento das USF

Através do Despacho n.º 11343/2021, foi constituído um Grupo Técnico de apoio à revisão do modelo de organização e funcionamento das Unidades de Saúde Familiar (USF).

Partindo deste pressuposto, sendo este tema um ponto fulcral e com enorme impacto para as USF, a Direção da USF-AN considerou fundamental dar o seu contributo e, para isso, auscultar os profissionais de saúde dos Cuidados de Saúde Primários sobre esta temática.

Foi realizada a auscultação através da aplicação de um questionário online, divulgado por e-mail (e-mails institucionais das USF e UCSP a nível nacional) e através de fóruns médicos de discussão online. O público-alvo foram os profissionais das USF / UCSP (médicos, enfermeiros e secretários clínicos). A colheita de dados decorreu entre os dias 27 de novembro de 2021 e 18 de dezembro de 2021

Da aplicação do questionário obtiveram-se 188 participações, com mais de 1800 respostas abertas. Para analisar estes resultados, decidiu-se pela criação de 5 grupos de trabalho, que contaram com um total de 29 participantes, coordenados por associados, elementos externos aos corpos sociais da USF-AN e que produziram 5 documentos com propostas trabalhadas a partir dos contributos do questionário.

Estes documentos foram depois discutidos e trabalhados pela Direção da USF-AN, dando origem ao documento final com as propostas de alteração ao Regime Jurídico da Organização e do Funcionamento das USF.

Pode consultar as propostas da USF-AN aqui.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register